Hematomas em criança autista fazem mãe denunciar creche à polícia em SC

Prefeitura abriu procedimento para investigar suposta agressão em escola de Itajaí

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Fábio Bispo
Florianópolis

A mãe de uma criança autista de dois anos e seis meses de idade de Itajaí, em Santa Catarina, registrou boletim de ocorrência na polícia contra uma creche do município, onde a menina estuda, por causa de hematomas na pele da menina. A prefeitura disse ter instaurado processo investigativo para apurar as supostas agressões.

O episódio ocorreu no dia 9 e foi relatado pela mãe em uma rede social, com fotos de marcas de machucado no corpo da criança. Segundo a postagem, preocupada com o período de adaptação da filha na creche, naquele dia, pouco menos de uma hora depois de deixá-la na unidade, a mãe ligou para ver como ela estava.

0
Imagem de rede social postada pela mãe mostra criança com marcas no corpo; mulher diz que creche pública em Itajaí (SC) não comunicou sobre machucados no corpo da filha, que tem autismo - Reprodução

"Eu já escutei minha filha chorando, quando perguntei se era minha filha ela afirmou que sim, eu disse que iria buscar ela", contou a mãe, na mensagem.

Ao chegar em casa, a mulher constatou hematomas e marcas de unhas, voltou à unidade, mas não conseguiu descobrir o que houve.

Disseram apenas que a filha teve uma crise, mas que teria sido acolhida com carinho. "Se isso é carinho eu não sei mais o que é violência", escreveu a mãe.

A mãe registrou boletim de ocorrência, realizou exame de corpo de delito e comunicou o fato ao Conselho Tutelar. Ela também pediu para ver as imagens da câmera de segurança da unidade, mas o acesso foi negado. "Me disseram que só com ordem judicial", nos contou a mãe.

A criança não voltou mais para a creche. A mulher ainda avalia como vai reinserir a filha no sistema público de ensino. "Eu não queria mais levar, mais também me sinto na obrigação de levar pois como falei ela é autista e precisa desse momento."

Segundo informações da Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso da Polícia Civil em Itajaí, vai ser instaurado procedimento policial para apurar o caso.

A mãe da vítima esteve na delegacia nesta terça-feira (15), prestando mais informações. Segundo a polícia, no decorrer das investigações será definido quais crimes serão investigados.

​A Secretaria de Educação de Itajaí afirmou que concluiu nesta terça o processo administrativo para apurar os fatos ocorridos na creche.

"Todos os depoimentos coletados, de servidores e dos pais da criança, serão encaminhados ao 2º Conselho Tutelar da Comarca de Itajaí para providências. Neste momento, a funcionária suspeita de agressão encontra-se afastada de suas funções", diz o comunicado.

Ainda segundo a nota, a pasta "aguardará a análise das autoridades competentes sobre o caso para tomada de novas medidas. Destaca ainda que segue à disposição da família para prestar esclarecimentos e o atendimento necessários".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.