Descrição de chapéu Mobilidade transporte público

Linha 1 do metrô de SP abre mais tarde neste domingo (13) por causa de testes

Novo sistema de controle que foi implantado promete reduzir intervalo entre trens

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A linha 1-azul do metrô de São Paulo começará a funcionar mais tarde neste domingo (13), às 7h. Segundo a empresa do governo João Doria (PSDB), a medida ocorre para a realização de testes do novo sistema de sinalização e controle de trens (CBTC), antes do início da operação aos passageiros.

Para atender os usuários da linha, entre 4h40 e 7h, haverá gratuitamente ônibus do sistema Paese, que vão percorrer o trecho entre Jabaquara (zona sul) e Tucuruvi (zona norte), em ambos os sentidos.

Passageiros em trem da linha 1-azul do metrô de São Paulo, que neste domingo (13) começa a funcionar às 7h por causa de testes em novo sistema - Rivaldo Gomes - 17.jun.20/Folhapress

Segundo a SPTrans, que administra os ônibus coletivos na cidade de São Paulo, ao todo serão disponibilizados 60 articulados de 23 metros. "Funcionários do Metrô farão a orientação aos usuários, indicando o local de embarque nas estações", diz a empresa da gestão Ricardo Nunes (MDB) em nota.

De acordo com o Metrô, o dispositivo instalado na linha 1 passa por testes dinâmicos que vão permitir a troca definitiva dos sistemas de sinalização e controle de trens.

A empresa diz que será possível melhorar a circulação e a regularidade dos trens, "diminuindo de forma segura a distância entre as composições e reduzindo o intervalo entre elas, graças à circulação de mais composições simultaneamente".

Esse sistema já foi implantado na linha 2-verde e vem sendo colocado também na 3-vermelha. A linha 15-prata (monotrilho) foi construída com a tecnologia.

Para orientar os passageiros sobre a alteração no domingo, o Metrô emitirá mensagens sonoras pelas estações e trens, além de afixar cartazes nas estações e veicular mensagens nas redes sociais.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.