Descrição de chapéu transporte público

Linha 9-esmeralda de trens tem falha elétrica e 3 estações fechadas em horário de pico em SP

Circulação voltou ao normal somente às 18h desta segunda-feira

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A circulação de trens na linha 9-esmeralda foi totalmente interrompida entre as estações Grajaú e Jurubatuba, na zona sul de São Paulo, após uma falha elétrica dos trens. Os problemas começaram ainda na tarde de domingo (13). Por volta das 16h30 desta segunda-feira (14), a circulação foi retomada por via única, mas com maior intervalo e tempo de parada. Às 18h, voltou ao normal.

Durante a manhã, as estações Grajaú, Interlagos e Autódromo foram esvaziadas. Os passageiros que aguardavam os trens foram retirados do local pelos seguranças das estações. Em média, cerca de 75 mil pessoas embarcam diariamente no trecho afetado.

No meio da tarde, a previsão da concessionária ViaMobilidade era de que os reparos seriam concluídos antes do horário de pico, na volta do trabalhador para casa.

"Os primeiros trens vão passar pelo local. São trens vazios, sem passageiros, de forma que a gente possa ter tanto a via, quanto a rede, testadas, garantindo que não teremos problemas", afirmou o diretor de Atendimento na ViaMobilidade Linhas 8 e 9, Fernando Nunes. "A partir dos primeiros trens, um em cada sentido, é que a gente desativa o Paese", completou.

Passageiros na estação Grajaú, da linha 9-esmeralda, na capital paulista - Reprodução/TV Globo

Por volta das 16h30, a circulação foi retomada parcialmente, por uma única via entre as estações Jurubatuba e Grajaú, motivo pelo qual os trens estavam com velocidade reduzida. Já às 18h, a operação foi normalizada.

Os problemas na região da estação Autódromo começaram ainda no domingo, por volta das 16h, com o rompimento de um cabo de cobre da rede aérea, que dá energia para que os trens possam se movimentar. As composições passaram então a circular por uma única via, situação que se arrastou até o fim da operação comercial.

"Mas atendemos os passageiros com uma pequena morosidade, de forma favorável. Temos aparelhos de mudança de via naquele trecho, o que facilita essa circulação, o problema fica mais isolado", disse Nunes.

Com a proximidade dos cabos, trens passando ao lado, a manutenção completa, final, só poderia ser realizada durante a madrugada, segundo a concessionária, após o encerramento da operação comercial e o recolhimento de todos trens, o que ocorre por volta da 1h. "É uma questão de segurança", afirmou o diretor.

Os trens da linha 9-esmeralda entram em circulação às 4h, mas a concessionária afirma que é necessário ter tudo ligado às 3h30 para dar início à operação, ou seja, segundo a ViaMobilidade, havia uma brecha de duas horas e meia para fazer as manutenções corretivas e preventivas.

"Tudo indicava que a gente finalizaria o problema antes de a circulação ter início. [Mas] Teve um pequeno problema na emenda de um fio, tiveram que ampliar o reparo em um cabo e, com isso, a gente iniciou a operação de hoje com a mesma via única de ontem. Segunda-feira tem um fluxo maior [que domingo], mas ainda assim é melhor que os ônibus [Paese]", afirmou Nunes.

Por volta das 7h, os testes foram finalizados, mas novamente houve um problema, que se arrasta até o meio da tarde desta segunda. "Quando a gente foi iniciar a circulação pelas duas vias para normalizar de forma definitiva, ocorreu um curto na saída da subestação, como já tinha acontecido há um tempo. Isso levou a necessidade de desligamento até o momento", disse o diretor da concessionária.

Presidente do Sindicato Sorocabana, responsável pelos trabalhadores da linha 9, José Claudinei Messias afirma que a ViaMobilidade deveria fazer uma revisão geral nas redes aéreas. "Primeiro, para verificar se há problemas. Depois, para terem tudo documentado", explica. "Não dá para falar que a culpa é da concessionária, que assumiu há poucos dias. Mas deveriam fazer um inventário de toda a estrutura."

Segundo Messias, é preciso aguardar o relatório para saber o que levou ao rompimento do cabo ainda no domingo, algo que pode estar relacionado à fadiga do material. O presidente do sindicato diz que a CPTM sempre trabalhou com produtos de boa qualidade, justamente para evitar retrabalho, mas que é fundamental fazer a manutenção preventiva. "Tudo tem um desgaste natural", afirma.

Messias disse também que o curto-circuito ocorrido por volta das 7h, quando se tentou restabelecer a circulação total, é grave e, em último caso, pode até levar à morte de alguém, por isso é necessário investigar as causas. "A subestação é o que mantém a alta tensão para os trens circularem. São mais de 3.000 volts", diz.

Por último, o presidente do sindicato faz uma sugestão à concessionária. "Não façam emenda na rede aérea. Não pode ter remendos, não pode ter paliativos", afirma.

A ViaMobilidade, empresa que detém a concessão das linhas 8 e 9, acionou a operação Paese para atender aos passageiros no trecho, com dez ônibus em que cada sentido, entre as estações Grajaú (10) e Jurubatuba (5).

A concessão das linhas 8 e 9 à ​ViaMobilidade foi oficializada no último dia 27 de janeiro em contrato de 30 anos de concessão no valor de R$ 323,9 milhões. Essa é a primeira vez que linhas do sistema metropolitano de trens são administradas pela iniciativa privada.

A ViaMobilidade é um consórcio formado pela CCR (antiga Companhia de Concessões Ferroviárias) e pela RuasInvest (empresa responsável pelos abrigos de pontos de ônibus da capital paulista).

Problemas na linha 8-diamante

Trens da linha 8-diamante circularam com maior tempo de parada entre estações por causa de problemas em equipamentos em Osasco. O maior intervalo entre as paradas começou por volta das 6h45, mas foi normalizado duas horas depois e opera normalmente, segundo a ViaMobilidade.

Erramos: o texto foi alterado

Versão anterior do texto afirmava que policiais militares haviam esvaziado estações da linha 9-esmeralda da CPTM. Na verdade, foram os seguranças da estação.
 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.