Descrição de chapéu Obituário José Victor Malheiro de Oliveira (1939 - 2022)

Mortes: Talentoso com traços e consertos, era um pacote de coisas boas

Victor era ótimo desenhista e retratista

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

"Um pacote completo de coisas boas." Assim a família define o paulistano nascido no Jardim da Aclimação, zona sul da capital paulista, José Victor Malheiro de Oliveira.

Dentro desse pacote havia generosidade, atenção ao próximo, bom humor e graça, principalmente nas brincadeiras com os netos, teimosia e praticidade.

"Ele era ótimo para consertos em casa e achava solução para tudo", diz a professora e artesã Sara Medeiros de Oliveira, 79, sua esposa por quase 58 anos.

José Victor Malheiro de Oliveira (1939-2022) e a esposa Sara
José Victor Malheiro de Oliveira (1939-2022) e a esposa, Sara - Arquivo pessoal

O casal se conheceu no curso de pintura da Escola de Belas Artes. Victor, como era chamado, estava sempre com o lápis na mão. Era ótimo desenhista e retratista. Qualquer pedaço de papel —até um guardanapo— servia de base para um esboço.

Querido por todos, chamava a atenção por ser calmo e fazer tudo com carinho. A sua história também foi marcada pelo amor aos animais. Ultimamente, Victor tinha a companhia da gatinha Ana.

Militou pelo PT (Partido dos Trabalhadores) na maturidade e, ao lado de Sara, pintou alguns muros na cidade.

Suas histórias e lembranças divertiam os filhos. Entre elas, as artes que aprontava no colégio.

"No semi-internato, ele fechou o registro de água da escola, e a direção achou por bem suspender as aulas e mandar todos para casa. Quando descobriram, já era tarde", conta a jornalista Paula Medeiros, 55, sua filha.

Victor era o segundo de seis filhos de uma dona de casa e de um empreendedor. Quando garoto, gostava de brincar na terra pelas ruas não asfaltadas do bairro. Lembrava-se das carroças com os burrinhos que transportavam terra vermelha das escavações da rua Topázio.

Os Carnavais eram em Tatuí (a 141 km de São Paulo) com os primos. "Ele pintava o rosto das crianças, que faziam fila para receber um desenho."

Victor morreu dia 23 de fevereiro, aos 82 anos, em decorrência de falência renal. Há alguns anos convivia com a doença de Alzheimer.

Ele deixa a esposa, quatro filhos, cinco netos, um irmão e duas cunhadas.

​​coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.