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Pista central da marginal Tietê é liberada após fechamento de cratera

Via paulistana ficou mais de 48 h interditada por causa de buraco ao lado de obra do metrô

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São Paulo

A pista central da marginal Tietê no sentido rodovia Ayrton Senna, que estava interditada entre as pontes do Piqueri e da Freguesia do Ó, na zona oeste de São Paulo, foi liberada às 17h desta quinta-feira (3), após mais de 48 horas fechada.

Pela manhã, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) disse que a pista local deve continuar bloqueada ao menos até 31 de março.

Na terça (1º), às 8h21, foi detectado um vazamento na tubulação de esgoto, que logo se transformou em um rompimento, levando à abertura de uma cratera.

Pista central da marginal Tietê é liberado após mais de 48 horas interditada por causa de cratera - Eduardo Knapp/Folhapress

Em um primeiro momento, o buraco tomou conta apenas da primeira faixa da pista local da marginal Tietê. Durante o dia a cratera aumentou de tamanho, e por volta das 18h já atingia três faixas da pista local.

Por causa da interdição nas pistas local e central, desde a manhã de terça o trânsito estava sendo concentrado na pista expressa da via, inclusive o de caminhões e veículos pesados.

Nesta quarta, o secretário dos Transportes Metropolitanos, Paulo Galli, chegou a afirmar que a liberação da pista central seria feita em dez dias.

De acordo com a Secretaria dos Transportes Metropolitanos, após a concretagem da cratera, uma análise no local demonstrou que o terreno está estável, possibilitando a reabertura da pista central. "Com isso, não será necessária a instalação de estacas para contenção da pista local da marginal Tietê", afirmou a pasta.

Mais cedo, a secretaria disse que a liberação da via dependia da análise para estabelecer a necessidade da colocação de estacas para contenção da área da cratera, na pista local.

O buraco começou a ser concretado ainda na terça e avançou durante a madrugada. O espaço foi preenchido com 4.000 m³ do material, o equivalente a 650 caminhões betoneira.

Além disso, foram despejados 12 mil m³ de pedras no poço de ventilação da linha 6-laranja, o que corresponde a 1.200 caminhões basculantes.

A gestão João Doria (PSDB) afirmou que serão instalados tapumes de proteção no local do acidente para preservar a área, permitir a limpeza do espaço e evitar que a curiosidade de motoristas cause lentidão no trânsito.

A secretaria e a Sabesp dizem acompanhar o andamento dos trabalhos do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) para apurar possíveis causas do acidente no poço de ventilação e do rompimento da tubulação de esgoto ao lado das obras.

Em nota, a secretaria e a Sabesp disseram que começou nesta quinta o bombeamento do esgoto que está na saída de emergência e nos túneis da obra

As bombas transportarão o esgoto para o coletor localizado na margem direita (oposta ao acidente) do rio Tietê.

Parte do esgoto também vai ser bombeada para um interceptor que está substituindo provisoriamente o que foi danificado no acidente.

Enquanto isso, o tatuzão, como é conhecida a tuneladora, está sob o esgoto, 14 metros abaixo do leito do rio Tietê. O equipamento responsável por escavar os túneis do metrô, feito sob medida, com alta tecnologia, e que custa dezenas de milhões de euros, agora precisará de reparo.

A máquina tem 109 metros de comprimento, 10,61 metros de diâmetro e pesa 2.000 toneladas. Além disso, dentro dela há uma estrutura completa de apoio aos operários, com refeitório, unidade de enfermagem, esteira para retirada do material escavado e cabine de comando.

trânsito na região

A Prefeitura de São Paulo quer estender a rua Aquinos, na Água Branca (zona oeste), como alternativa ao trecho interditado na pista local da marginal Tietê. A via, que atualmente tem trechos particulares, é paralela ao local do acidente.

A autorização para requisição administrativa para aquisição de áreas privadas no entorno do local do acidente foi publicada na edição de quarta (2) do Diário Oficial do Município. Na via paralela deverão circular ônibus e motocicletas.

Em nota, a prefeitura disse que a Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) e a concessionária Acciona, responsável pela linha-6 laranja, realizam estudos e vistorias para definição do melhor trajeto de implantação do desvio que será criado paralelo à marginal junto à rua Aquinos.

A gestão Nunes não informou quantos imóveis serão desapropriados, o custo da obra e nem quando ela deve começar.

A CET suspendeu o rodízio de veículos e de caminhões, bem como Zonas Máximas de Restrição de Caminhões e Fretados, até esta sexta-feira (4). A Zona Azul e a proibição de circulação de veículos pelos corredores e faixas exclusivas de ônibus estão mantidas.

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