Prefeito presenteia netos com 15 carros de luxo em Goiás

Ação de Adair Henriques da Silva, de Bom Jesus de Goiás, viralizou nas redes sociais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O prefeito de Bom Jesus de Goiás, Adair Henriques da Silva (DEM), 81, viralizou nas redes sociais após presentear 15 netos com carros de luxo. Os veículos, modelo Jeep Compass Longitude, todos na cor azul, foram entregues em uma reunião familiar ocorrida na cidade no último domingo (6).​

Em um vídeo, Adair, que, além de político, é empresário no ramo do agronegócio, afirma que a intenção de presentear os netos teve início no ano passado. "Esse projeto iniciou-se em 12 de julho de 2021, quando eu concretizei a compra desses veículos, em Goiânia", explica.

Na mesma gravação (assista abaixo), o prefeito pontua que a concessionária realizou as entregas de maneira fracionada, com início em setembro e término em janeiro. "Quando concretizou toda a entrega, eu tive a oportunidade de, nessa data, fazer esse presente aos meus queridos netos", diz.

O prefeito, que desembolsou mais de R$ 2 milhões —cada automóvel desse modelo está na faixa dos R$ 150 mil— ainda teve o cuidado de encher o tanque e adquirir um seguro para cada um dos carros. Ele agradeceu ao bom momento vivido pelo agronegócio, como fator essencial para o montante gasto.

"Eu fui na expectativa de receber um carro, mas o evento foi muito além disso. Podíamos ver a emoção no olhos do meu avô e a gratidão em poder reunir todos e presentear nós, os netos mais velhos", diz à Folha a médica ginecologista Mayane Desidério, 33, que mora em São Paulo.

Enquanto quem desconhece os hábitos de Adair Henriques da Silva pode se assustar com o valor dos mimos, entre os familiares já é sabido que surpresas são recorrentes nos encontros.

Veículos entregues são do mesmo modelo e da mesma cor; o azul é a cor predileta do prefeito, segundo uma de suas netas. - Acervo pessoal

Segundo Mayane, anos antes de receber o veículo, ela já havia ganhado uma moto 50 cilindradas. "Eu achei o máximo, eu estava no auge da minha adolescência, então me lembro de sentir que ele confiava em mim. E adorávamos ir para casa dele, era mais um motivo para nos reunir", conta.

Outra das netas, a engenheira agrônoma Adriana Desidério Maggioni, 30, também recorda os diversos presentes distribuídos pelo avô ao longo dos anos, entre eles, relógios e anéis.

"Eu não tenho palavras, é emocionante, mas meu avô não é a primeira vez que ele surpreende a todos nós. Viralizou agora porque ele está de prefeito, mas sempre foi muito presente", afirma.

Ficha-suja

Adair Henriques da Silva já foi considerado um político ficha-suja. O registro de sua candidatura para o Executivo de Bom Jesus de Goiás foi negado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em dezembro de 2020, logo após vencer o pleito daquele ano, com 50,26% dos votos válidos, ainda no primeiro turno.

Atualmente, ele segue no cargo enquanto seu processo é analisado pelos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal).

O TSE chegou a determinar novas eleições majoritárias na cidade, mas, por recursos apresentados pela defesa do prefeito, não foram realizadas.

O relator do processo no âmbito eleitoral, o ministro Edson Fachin, considerou Silva inelegível para concorrer naquele pleito por já ter condenação criminal, datada de 2009, por delito contra o patrimônio público.

Pelo entendimento de Fachin, o prazo de oito anos de inelegibilidade imposto a Adair começou a ser contado a partir de 6 de maio de 2015, após a extinção da pena a ele aplicada pela prática do ilícito. Com isso, ele estaria inelegível até maio de 2023.

No entanto, o presidente do TSE, o ministro Luís Roberto Barroso, teve um entendimento diferente. Em seu despacho, em maio do ano passado, disse ser controversa a expressão "após o cumprimento da pena" e encerrou assim o processo na esfera eleitoral. A questão foi então endereçada ao STF, que deverá decidir se Silva permanece ou não no cargo.

A reportagem tentou contato com a prefeitura de Bom Jesus de Goiás, mas, até a publicação do texto, a administração não havia se pronunciado.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.