Descrição de chapéu chuva

Chuva causa alagamento, derruba árvores e deixa pessoas ilhadas em São Paulo

Grupo na Vila Mariana fica com água até a cintura, e bombeiros resgatam ilhados na zona leste

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

As chuvas em pontos isolados na capital paulista, na noite desta terça-feira (1º), derrubaram árvores, alagaram ruas e provocaram a interdição de vias na cidade.

Segundo os bombeiros, até as 5h desta quarta (2), foram registrados 102 chamados para quedas de árvores, 150 para enchentes e 13 para deslizamentos.

Não havia registro de nenhuma vítima com ferimentos.

Na região da Vila Prudente, na zona leste, pessoas ficaram ilhadas. Por volta das 20h50, os bombeiros conseguiram salvar o grupo na avenida Professor Luiz Ignácio Anhaia Mello. O número de vítimas não foi informado. Todas foram deixadas em locais seguros, afirmou a corporação.

O CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas), da Prefeitura de São Paulo, indicou que o túnel Papa João Paulo 2º, no centro, ficou intransitável a partir das 18h40.

Chuva alaga ruas da Vila Madalena, Beco do Batman, na zona oeste de São Paulo - Marlene Bergamo/Folhapress

O mesmo ocorreu na rua Capitão-Mor Jerônimo Leitão, perto da avenida Prestes Maia, na avenida Marquês de São Vicente e na avenida Rebouças, todas no centro.

Os outros dois pontos intransitáveis, ao menos até 20h desta terça, eram a praça Pascoal Martins e a rua Gustav Willi Borghoff, ambas na zona oeste.

A região de Pinheiros, também na zona oeste, foi uma das mais atingidas. Moradores relataram à reportagem que, em algumas vias, a água chegava à altura da cintura. Vídeo feito pela moradora de um prédio mostra a rua Inácio Pereira da Rocha tomada pela água.

Frequentadores da região boêmia da Vila Madalena também ficaram com água até a cintura, por volta das 19h50 desta terça. Saíam da rua Harmonia em direção ao Beco do Batman na tentativa fugir da enchente.

Ainda em Pinheiros, um morador registrou em vídeo uma correnteza, com a água cobrindo metade de uma bicicleta.

Na Penha, bairro da zona leste da capital também bastante atingido pelo temporal, a água invadiu um terminal de ônibus e parte da plataforma de metrô. Além disso, houve queda de árvores.

Por volta das 20h20, o CGE decretou estado de alerta após o transbordamento do córrego do Ipiranga, na zona sul. O alerta foi encerrado às 20h50.

Foram registrados ao menos 35 pontos de alagamento em São Paulo.

A capital teve nesta terça (1º) a madrugada mais quente do ano, e o forte calor contribuiu para a formação de nuvens.

De acordo com o CGE, as áreas de instabilidade que provocaram o temporal perderam força, com tendência gradativa de arrefecimento. Entre a noite de terça e a madrugada de quarta (2), ainda abafadas, não há previsão de chuvas significativas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.