Descrição de chapéu chuva

Moradores relatam falta de luz há 2 dias após tempestade em São Paulo

Enel calcula que aproximadamente 320 árvores caíram entre sábado e domingo na capital

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Paulistanos ainda sofrem com as consequências do temporal que atingiu parte da capital no último sábado (5). No fim de semana, as fortes chuvas deixaram pessoas ilhadas em veículos e causou a queda de mais de cem árvores.

Nesta segunda-feira (7), a Folha ouviu relatos de pessoas que estão sem luz há quase 48 horas e afirmam que cada vez que entram em contato com a Enel recebem uma nova previsão de retorno de energia.

Árvore caída na Rua João Moura, próximo ao metrô Vila Madalena, zona oeste de São Paulo, depois de forte chuva na tarde deste sábado (5) na capital paulista
Árvore caída na rua João Moura, próximo ao metrô Vila Madalena, zona oeste de São Paulo, depois de forte chuva na tarde do último sábado (5) - Flávia Lima/Folhapress

A empresária Melissa Tamassia, que vive em um prédio no Itaim Bibi, está usando uma cafeteria próxima do seu prédio para realizar reuniões e carregar o celular de suas vizinhas. Além da falta de luz, ela enfrenta falta de água. "Eu ainda tenho saúde e, como têm idosas no meu edifício, estou levando comida para eles", diz Tamassia que perdeu comida que estava no freezer.

Para tomar banho, ela foi até a casa da sua mãe e aproveitou para levar para casa uma garrafa d'água. Sem gerador, ela e o restante dos moradores também precisam subir e descer as escadas. Procurada, a Enel informa que uma equipe foi encaminhada para o endereço de Tamassia.

Na Vila Madalena, a publicitária Thais Nicolau enfrenta uma situação parecida. Como seu prédio tem gerador, em algumas áreas do apartamento funciona luz, porém a energia é intermitente.

"Todos nós já abrimos chamados [na Enel] e nos passam previsões que nunca se concretizam", diz ela, que também perdeu comida e nem fez compras no supermercado para evitar perder mais coisa.

Ela, que vive há um ano e meio no prédio, afirma que nunca tinha passado por um período tão longo sem energia.

A avenida Sumaré, na zona oeste da capital paulista, alagada após a chuva na tarde do último sábado (5) - Reprodução/Redes sociais

Os moradores do seu prédio ainda tiveram que enfrentar outro problema. Como o gerador faz muito barulho, um vizinho se irritou com a situação e jogou uma garrafa no prédio. Para evitar problemas futuros, o edifício tem desligado o maquinário durante a madrugada.

Após o contato da reportagem, a energia foi normalizada no endereço da publicitária.

Síndica de um prédio localizado na Santo Amaro, Rose Brandão ficou 24 horas sem luz —o retorno aconteceu na tarde do domingo. Ela afirma que moradores retiraram alimentos nas geladeiras para evitar que estraguem.

"Alguns moradores da rua ofereceram suas casas para que as pessoas do meu prédio carregassem celulares e ofertaram espaço na geladeira deles", afirma. "A tempestade em si só prejudicou o que acontece sempre no bairro", lamenta ela. "Todo ano é a mesma coisa."

O Corpo de Bombeiros informou no sábado que a região mais afetada com o temporal foi a zona oeste. No Sumaré, pessoas ilhadas em carros presos na enchente precisaram ser resgatadas. Nenhuma delas, de acordo com a corporação, ficou ferida.

Por meio de nota, a Enel informou que, entre sábado e domingo, ao menos 320 árvores caíram na capital. A empresa afirma ainda que, em decorrência das chuvas, foi interrompido o fornecimento de energia para alguns clientes, principalmente na região do ABC e zonas leste, oeste e sul.

Além disso, a companhia afirma que triplicou a quantidade de equipes em campo para "agilizar os reparos e esclarece que 80% dos clientes afetados pelas chuvas de domingo tiveram o fornecimento normalizado."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.