Descrição de chapéu Obituário Haroldo George Gepp (1954 - 2022)

Mortes: Traçou críticas à política, mapas e o respeito à diversidade

Haroldo George Gepp foi um dos criadores da sequência de ilustrações de Paulo Maluf no Jornal da Tarde, em 1982

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O olhar do carioca Haroldo George Gepp para a capital paulista e para a diversidade de pessoas era especial, mas não só representados pelos desenhos que gostava de fazer. Gepp, como assinava suas ilustrações, ensinou aos filhos o respeito às diferenças.

Ilustrador, cartunista e caricaturista, Gepp mudou-se para São Paulo na adolescência. Cursou desenho industrial no Mackenzie e deu início a uma carreira inesquecível.

Quando formou a dupla Gepp e Maia, com José Roberto Maia de Olivas Ferreira, ficou conhecido publicamente.

Haroldo George Gepp (1954-2022)
Haroldo George Gepp (1954-2022) - Haroldo George Gepp no Facebook

Os dois se conheceram na faculdade e a amizade cresceu junto com as oportunidades profissionais. Na Gazeta Esportiva, no Jornal da Tarde (impressos já extintos) e na Revista Placar a dupla ilustrava os gols dos principais jogos das rodadas.

No Jornal da Tarde, a versatilidade de Gepp e Maia rendeu frutos a outras editorias, de desenho de mapas a caricaturas de personalidades, políticos e artistas.

Foi em 1982, no JT, que a dupla produziu uma sequência de ilustrações emblemáticas sobre o governo Paulo Maluf. A cada dia, os desenhos mostravam o nariz de Maluf um pouco maior —uma analogia com Pinóquio para exemplificar as mentiras da gestão.

Famosa caricatura de Paulo Maluf no extinto Jornal da Tarde, criação da dupla Gepp & Maia
Famosa caricatura de Paulo Maluf no extinto Jornal da Tarde, criação da dupla Gepp & Maia - Marcelo Alencar no Facebook

Sócios num estúdio, além das ilustrações, os amigos confeccionaram os bonecos caricatos para os programas de Agildo Ribeiro —Agildo no País das Maravilhas (Band) e Cabaré do Barata (na extinta Manchete).

Gepp também fez desenhos para o programa Mãe de Gravata, apresentado pelo Ronnie Von na TV Gazeta.

A dupla é responsável, ainda, pela criação da maquete subterrânea do mapa da América Latina, no Pavilhão da Criatividade do Memorial da América Latina, na zona oeste da capital paulista. Os artistas recriaram a história e geografia da região,e proporcionaram uma viagem pela cultura dos povos.

Gepp e Maia confeccionaram mapas ilustrados de cidades brasileiras e estrangeiras. São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador foram algumas delas. Os amigos têm dois livros publicados: "Acabou-se o que Era Doce" (editora Oesp) e "Um Pouco de São Paulo" (Imprensa Oficial).

Gepp gostava de boas conversas, política e de expressar suas críticas por meio das caricaturas. Artes, futebol e futebol de mesa também estavam sempre no seu radar. Deste último, Gepp era federado e chegou a disputar campeonato, segundo o fotógrafo Leonardo Breviglieri Gepp, 41, um dos filhos.

Quando a bola rolava em campo, vestia a camisa do Corinthians, seu time do coração.

Haroldo George Gepp morreu dia 17 de março, aos 67 anos, de câncer na garganta. Deixa a esposa Walkíria, quatro filhos e duas netas.

coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.