Mulher é morta pelo marido durante visita íntima em presídio em SP

Detido usou corda feita com sacos plásticos para enforcar esposa em Mirandópolis

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São José do Rio Preto (SP)

O detento Wellys Lopes Ribeiro, 35, matou a mulher Patrícia Santos Damas Lopes Ribeiro, 31, durante o horário de visita íntima na penitenciária Nestor Canoa, em Mirandópolis (a 600 km de São Paulo), no interior paulista, no último domingo (13). O caso foi registrado como feminicídio.

Segundo a polícia, em depoimento, Wellys confessou o crime e relatou ter usado uma corda feita artesanalmente com sacos plásticos para amarrar e enforcar a esposa. Foi o detento quem chamou os agentes penitenciários para comunicar o crime. O motivo do assassinato seria uma suposta traição de Patrícia.

Selfie de mulher de cabelos longos preto ao lado de homem de cabelo curto
Patrícia Santos Damas Lopes Ribeiro, 31, que foi morta pelo marido, o detento Wellys Lopes Ribeiro, 35, durante o horário de visita íntima em penitenciária de Mirandópolis (SP) - @Paty Lopes no Facebook

Segundo a Polícia Civil, Patrícia entrou no presídio por volta das 9h para visitar o marido que cumpre pena por tráfico de drogas. O detento relatou que manteve relação sexual com a mulher, mas que suspeitava estar sendo traído por ela.

Ainda segundo a versão dada por Wellys em depoimento, na hora do almoço ele questionou a mulher sobre a possível traição e ela negou. Entretanto, pouco mais tarde ele voltou a interrogar a companheira a respeito do assunto e o casal começou uma discussão.

"Depois dessa briga, ele conta que a mulher confirmou que havia o traído e isso fez com que Wellys partisse para a agressão. Os dois entraram em luta corporal e, devido ao porte físico maior, o preso conseguiu derrubar a Patrícia e amarrou os seus punhos", afirma o delegado Thiago Rodrigues Barroca, que acompanha o caso.

Com a esposa imobilizada, o preso teria começado a torturá-la psicologicamente e fisicamente. Ele cortou os cabelos dela usando uma tesoura e uma gilete.

Ainda segundo o preso, ao questionar mais uma vez, a mulher teria confessado a traição e relatado que havia acontecido mais de uma vez, o que teria deixado Wellys ainda mais agressivo.

selfie de mulher dentro do carro coom cabelos compridos negros e echarpe xadrez
Vítima foi enforcada com corda feita de sacos plásticos pelo próprio marido, detido por tráfico de drogas - @Paty Lopes no Facebook

"Ele diz que no momento de raiva perdeu a cabeça e cometeu o crime. Ele demonstrou bastante frieza, porém disse várias vezes durante o depoimento que amava a mulher", afirmou o delegado.

O crime aconteceu por volta das 13h, mas foi descoberto apenas duas horas mais tarde, quando o preso avisou os agentes penitenciários sobre o assassinato. No momento do crime, apenas o casal estava na cela.

Em nota, a SAP (Secretaria de Administração Penitenciária) disse que após o feminicídio o preso foi isolado, sendo solicitada à Justiça a transferência para o Regime Disciplinar Diferenciado.

"Foi aberto Procedimento Apuratório Disciplinar e Preliminar para averiguação dos fatos. No momento, o preso cumpre pena por tráfico de drogas. Ele está condenado a 18 anos e 13 dias e já cumpriu 9 anos, 11 meses e 11 dias", diz trecho da nota.

Pelo crime de feminicídio, Wellys pode ser condenado a cumprir pena de 12 a 30 anos. Ele ainda não tem defesa constituída, segundo a Polícia Civil.

Patrícia morava no conjunto habitacional Dom Pedro II, em São José dos Campos (SP), e viajou cerca de 680 km até Mirandópolis para visitar o marido. Ela e Wellys estavam juntos havia cerca de dez anos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.