Descrição de chapéu Aeroin

Passageira tenta despachar botijão de gás em aeroporto; veja vídeo

Imagem que circula nas redes mostra funcionário da companhia aérea abrindo uma caixa e de dentro retirando um botijão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Murilo Basseto
Aeroin

Uma passageira tentou embarcar com um botijão de gás em um voo da Gol no aeroporto internacional de Recife, com destino a São Paulo, na madrugada desta quarta-feira (23). A cena da tentativa de embarque ganhou grande repercussão.

Em um vídeo que circula nas redes sociais, um funcionário da empresa aérea brasileira abre uma caixa que a passageira pretendia despachar, ou seja, levar no porão da aeronave de seu voo, e, de dentro da caixa, ele retira o botijão.

Imagem dividia em três quadros mostra funcionário de uma companhia aérea tirando um botijão de gás de dentro de uma caixa.
Funcionário desembala botijão de gás no Aeroporto Internacional do Recife - Reprodução

Após a abertura, o funcionário explica à passageira: "Isso aqui não pode ser despachado não. Certo? Isso aqui é praticamente uma bomba. A senhora derruba um avião com um negócio desse. Não pode embarcar não."

A viajante ainda questiona se mesmo vazio não poderia enviar, e o funcionário responde que não pode de nenhuma forma.

Em nota, a companhia aérea informou que o colaborador, "em procedimento padrão de segurança, identificou que a bagagem possuía item perigoso e, de pronto, comunicou à cliente que o mesmo não poderia ser despachado, pois representaria um risco ao voo. Todo o procedimento transcorreu de forma tranquila e a cliente embarcou normalmente".

Botijões e outros tipos de recipientes de armazenamento sob pressão fazem parte da lista de itens proibidos de serem despachados no porão ou levados na cabine do avião. Isso porque a aeronave encontra cada vez menor pressão atmosférica conforme sobe no voo e, com isso, pode haver a explosão do recipiente por manter gás ou ar preso em maior pressão dentro de si.

Assim, por precaução, independente de ter ou não o gás em seu interior, o embarque não é aceito. Qualquer botijão ou item semelhante que precise ser transportado por avião deve ser enviado a uma empresa de transporte aéreo de cargas, que possui procedimentos específicos para levá-lo com segurança.

A cena da abertura da "bagagem despachada" no embarque do voo brasileiro foi compartilhada até mesmo por Scott Bateman, um piloto comercial britânico e ex-piloto militar conhecido por publicar curiosidade sobre aviação nas redes sociais.

Scott descreve na legenda: "Isso é maluco. Este item foi despachado como bagagem de porão. A pessoa que fez isso aparentemente não viu um problema. Estou totalmente sem palavras. Não tenho nada a dizer."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.