Descrição de chapéu Rio de Janeiro Alalaô

Apuração das notas do Carnaval do Rio será nesta terça (26); Folha transmite

Julgadores avaliarão nove quesitos para decidir a campeã do Carnaval carioca

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

Começa na terça-feira (26), a partir das 16h, a apuração dos desfiles das 12 escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro.

Serão julgados nove quesitos: bateria, samba-enredo, harmonia, evolução, enredo, alegorias e adereços, fantasias, comissão de frente e mestre-sala e porta-bandeira​. O corpo de julgadores é formado por 45 membros, sendo cinco para cada quesito.

Clique aqui para acompanhar a apuração, voto a voto, no Rio de Janeiro, e aqui para ver a de São Paulo.

Os jurados podem atribuir às escolas uma nota de 9 a 10, com variação de um décimo. A maior e a menor nota serão excluídas.

Carro alegórico
Desfile da escola de samba Paraíso do Tuiuti, no segundo dia da divisão de elite do carnaval carioca, na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro - (Eduardo Anizelli/ Folhapress)

Na terça, haverá um sorteio para definir a ordem de leitura dos quesitos. O último a ser sorteado será o primeiro a ser usado para o desempate entre duas ou mais escolas. Se o empate persistir, será usado como critério o penúltimo quesito e assim sucessivamente.

As escolas punidas por descumprimento das regras do regulamento serão conhecidas na própria terça, após a abertura dos envelopes. Podem perder pontos aquelas agremiações que não respeitaram o tempo do desfile, que deve ter duração máxima de 70 minutos.

A Paraíso do Tuiuti, por exemplo, deve ser penalizada. Primeira escola a entrar na avenida no sábado (23), ela terminou o desfile dois minutos atrasada e será penalizada em dois décimos.

Após dois anos suspenso em razão da pandemia, o desfile das escolas de samba do grupo especial começou na sexta-feira (23) e foi marcado pela emoção do público, pela celebração da cultura negra e por uma homenagem ao ator Paulo Gustavo, morto em 2021 por complicações da Covid-19.

Já na segunda noite, chamou a atenção desfiles em homenagem a orixás e cientistas e a uma África futurista, além de uma homenagem ao cantor e compositor Martinho da Vila.

Perto do fim do desfile, uma mulher sentiu-se mal e, ao ser retirada por um bombeiro, o carro em que estava chegou a prensá-la contra uma grade.

Ela foi socorrida e atendida no posto médico da Sapucaí, com suspeita de fratura em uma das pernas. Levada ao Hospital Souza Aguiar, no Centro do Rio, ela teve alta após a fratura ter sido descartada.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.