Descrição de chapéu Rio de Janeiro Alalaô

Blocos do Rio planejam sair no Carnaval mesmo sem estrutura da prefeitura

Autoridades dizem, porém, que blocos não serão alvo de repreensão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

Muitos blocos de Carnaval do Rio de Janeiro estão se preparando para desfilar no feriado de Tiradentes, mesmo após a prefeitura anunciar que não preparou estrutura para a folia na rua, como a instalação de banheiros químicos.

A lista é feita basicamente de blocos menores, já que os mais conhecidos anunciaram que não vão desfilar. É o caso por exemplo do Cordão do Bola Preta, um dos mais tradicionais da cidade, que em 2020 reuniu 600 mil pessoas no centro da cidade, de acordo com a gestão municipal.

Desfile do bloco Boi Tolo em 2020 passa em frente à Catedral do Rio, no centro da cidade
Desfile do bloco Boi Tolo em 2020 passa em frente à Catedral do Rio, no centro da cidade - Ana Luiza Albuquerque - 23.fev.20/Folhapress

Uma lista que circula nas redes sociais mostra que ao menos 25 blocos planejam sair durante o feriado. São os casos do Derê, com desfile marcado para quinta-feira (21), e o Bloco dos Inconfidentes, que deve ir para a rua no sábado (23).

Segundo a Secretaria de Ordem Pública, esses blocos não serão alvo de repreensão da guarda municipal. "As pessoas não estão proibidas de sair às ruas. A vacina permitiu que hoje a gente fizesse o desfile [das escolas], que a gente tivesse uma cidade o mais próximo do normal possível. A gente tem uma cidade monitorada pela Ordem Pública, pela Guarda Municipal, e as pessoas têm total liberdade para estarem nas ruas", disse o secretário, Brenno Carnevale.

Na semana passada, ao menos 140 blocos de rua e entidades ligadas à folia assinaram um manifesto para protestar contra a decisão da prefeitura de não realizar o Carnaval de rua este ano.

A festa foi cancelada ainda em janeiro em razão do aumento de casos de Covid-19, cenário impulsionado pela variante ômicron.

Os desfiles das escolas de samba, no entanto, estão previstos para acontecer nos dias 22 e 23 de abril.

Presidente da comissão especial do Carnaval, o vereador Tarcísio Motta (PSOL) considera irresponsável a decisão da prefeitura de não realizar o Carnaval de rua neste ano. Para ele, o poder municipal deveria ter adiado o cortejo dos blocos de fevereiro para o feriado de Tiradentes, assim como fez com o desfile das escolas de samba.

"A uma semana do Carnaval, a cidade não tem banheiro químico para atender os foliões, não tem posto de saúde provisório, não tem planejamento porque não sabe onde os blocos vão sair, portanto o trânsito vai ficar caótico", diz Motta na semana passada. "Então a prefeitura tomou uma medida irresponsável com o direito que o carioca tem de viver o Carnaval."

Em nota, a Riotur —a empresa de turismo do Rio— diz que não preparou a cidade para receber os desfiles dos blocos em virtude do cancelamento do Carnaval oficial, que estava previsto para fevereiro.

"Por meses, durante 2021, a Riotur trabalhou com os demais órgãos públicos (prefeitura e governo do estado) para organizar os mais de 500 pedidos de desfiles de blocos na ocasião. Uma vez cancelado, tudo foi desmobilizado e não há tempo hábil para que a cidade se comporte bem tanto para os desfilantes como para quem não gosta de Carnaval e quer seguir vivendo na cidade."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.