Descrição de chapéu Rio de Janeiro chuva

Bombeiros encontram último corpo de vítimas de chuvas em Paraty (RJ)

Deslizamento de terra matou Yasmin, 8, assim como sua mãe e cinco irmãos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro localizou, na manhã deste sábado (9), a última vítima desaparecida após as fortes chuvas que atingiram a praia de Ponta Negra, em Paraty, no início do mês. Segundo a prefeitura da cidade, o corpo resgatado é da menina Yasmin, 8.

A garota, assim como sua mãe e irmãos, foi soterrada após um deslizamento de terra atingir a casa em que eles viviam, em uma comunidade caiçara em Ponta Negra. A mãe os irmãos já foram sepultados durante a semana.

De acordo com a gestão municipal, "a busca foi concluída com a ajuda de uma mini-escavadeira, que foi transportada até a comunidade, ontem, por um helicóptero da Força Aérea Brasileira."

A tragédia, que ocorreu no sábado (2), resultou na morte de Lucimar de Jesus Campos, 36, e seis de seus sete filhos, com idades entre 2 e 17 anos. O sétimo filho, um menino de 12 anos, foi resgatado dos escombros e segue internado em um hospital em Duque de Caxias.

Imagens dos sete mortos, mãe e seis filhos, da tragédia em Paraty
Mãe e seis filhos da família Campos que morreram soterrados durante chuvas em Paraty (RJ) - - Arquivo pessoal e André Paratia

Conforme o boletim médico mais recente, divulgado na tarde deste sábado, Dorqueu Campos dos Santos tem quadro clínico gravíssimo, dependendo de ventilação mecânica. O adolescente está internado na CTI pediátrica do hospital municipalizado Adão Pereira Nunes.

Mesmo antes de o corpo ser encontrado, a morte de Yasmin já era contabilizada pelos órgãos oficiais. No total, 20 pessoas morreram em decorrência das chuvas que atingiram o estado do Rio de Janeiro a partir de 31 de março. São 11 vítimas em Angra dos Reis, sete em Paraty, uma em Mesquita e uma em Cachoeiras de Macacu.

No entanto, a quantidade de mortos pode aumentar, já que o Corpo de Bombeiros informou que realiza buscas por três pessoas desaparecidas em Ilha Grande, em Angra dos Reis. Os trabalhos estão concentrados na região de Itaguaçu.

O volume de chuva que atingiu a Costa Verde nos primeiros dias do mês foi superior ao esperado para todo o mês de abril.

Angra dos Reis registrou nos primeiros quatro dias deste mês o maior volume para abril inteiro desde 1913, quando a medição começou a ser feita. A soma de 324,4 mm superou o recorde anterior para o mês, que era de 203,4 mm, em 2019.

Em Paraty, o recorde para abril também foi superado. Nos quatro primeiros dias do mês, o acumulado foi de 429,2 mm. Até então, o maior volume da série histórica para o mês era o de 2011, quando choveu o total de 329,6 mm, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.