Descrição de chapéu Rio de Janeiro Chuvas chuva

Chega a 20 o número de mortos em decorrência da chuva no Rio de Janeiro

Bombeiros ainda procuram quatro pessoas desaparecidas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

O Corpo de Bombeiros encontrou na noite desta segunda-feira (04) mais uma vítima das chuvas que castigaram Angra dos Reis (a 156 km do Rio). Trata-se de uma mulher, identificada como Sara Conceição dos Santos, que foi soterrada no bairro de Monsuaba, uma das regiões da cidade mais atingidas pelo temporal. Ela era a última pessoa que estava desaparecida na localidade.

Com isso, subiu para 20 o número de pessoas que morreram em decorrência da chuva que atingiu o estado do Rio de Janeiro a partir de quinta-feira (31). São 11 vítimas em Angra dos Reis, sete em Paraty, uma em Mesquita e uma em Cachoeiras de Macacu.

Rua destruída por causa da chuva
Pior chuva da história de Angra dos Reis deixou ao menos 10 mortos. Em 48 horas, 694 milímetros de chuva foram registrados em Angra dos Reis, somente na área do continente - Bruno Kaiuka/Zimel Press

Esse número, porém, pode aumentar, já que quatro pessoas seguem desaparecidas —três em Ilha Grande e uma em Paraty, cidade na qual sete pessoas da mesma família foram vítimas de um deslizamento. A tragédia aconteceu na comunidade caiçara de Ponta Negra.

Segundo a prefeitura, as vítimas foram uma mãe e seis filhos, com idades entre 2 e 17 anos. Um sétimo filho foi resgatado com vida e levado ao Hospital Municipal Hugo Miranda, o único de Paraty, depois ao Hospital de Praia Brava, em Angra, e por último transferido de helicóptero ao Hospital de Saracuruna, referência em casos de traumas em Duque de Caxias (região metropolitana do Rio).

O estado de saúde dele é gravíssimo. Ele apresentou arritmia e sofreu uma parada cardiorrespiratória, revertida pela equipe médica. Chegou a passar por uma cirurgia que durou cinco horas e agora está na UTI (unidade de terapia intensiva), respirando por meio de ventilação mecânica.

Na manhã desta segunda (4), bombeiros contavam com apoio de cães farejadores na busca a uma de suas irmãs. Até a manhã desta terça, o corpo não havia sido localizado. Segundo a prefeitura, os bombeiros já consideram que a criança está morta.

O temporal que atingiu a cidade destruiu 76 casas e danificou outros 3.651 imóveis. Os estragos foram grandes também em Mesquita, na região metropolitana do Rio. Um homem morreu eletrocutado na região central da cidade em consequência das chuvas. De sexta (1º) a madrugada de sábado (2), a cidade recebeu 266 mm de chuva, o equivalente ao que costuma chover em de três meses.

Outras cidades da Baixada Fluminense também sofreram danos. Em Nova Iguaçu, o temporal deixou 5.618 pessoas desalojadas e 35 desabrigadas. Já em Belford Roxo, 300 moradores ficaram desalojados. Em Cachoeiras de Macacu (a 112 km do Rio), uma mulher morreu após ser levada pela correnteza do Rio Faraó.

Segundo a prefeitura de Angra dos Reis, ainda há dificuldades para chegar à Costa Verde a partir do Rio de Janeiro. A BR-101 foi fechada desde a praia de Monsuaba, com quatro pontos de obstrução, e a estadual RJ-155 tem apenas meia pista liberada.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.