Descrição de chapéu Rio de Janeiro chuva

Defesa Civil aciona sirenes de alerta para chuvas fortes em Petrópolis

Chuvas atingiram bairro na zona oeste na cidade, mas não houve registro de ocorrências

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Na madrugada deste sábado (9), a Defesa Civil de Petrópolis acionou sirenes de alerta para chuva com intensidade moderada a forte no município da região serrana do Rio de Janeiro. Segundo o órgão, o maior volume acumulado de chuva foi registrado às 2h51 na região do Bingen, bairro na zona oeste da cidade, com 25 milímetros.

Publicado já durante a manhã de hoje, o último boletim afirma que os núcleos de chuva moderada a forte se afastaram da cidade, mas que o clima ainda é instável. O comunicado também informa que a previsão é de chuva fraca a demorada durante o dia, podendo se intensificar e ser forte à noite.

Rua está tomada por lama; com rodos, pessoas tentam limpar estabelecimentos
Ruas do centro de Petrópolis ficaram tomadas por lama após a forte chuva que atingiu a cidade em 20 de março - Eduardo Anizelli - 21.mar.22/Folhapress

A Defesa Civil, que fez rondas preventivas no município, afirma que não houve registro de ocorrências provocadas pela chuva durante a madrugada. Além do acionamento das sirenes, os alertas foram encaminhados por SMS, em grupos de aplicativos de mensagens e também nas redes sociais do órgão.

Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), que alerta para risco potencial de chuvas intensas na região, o dia em Petrópolis deve permanecer nublado, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas, com mínima de 18°C e máxima de 28°C.

Em 2022, dois temporais provocaram deslizamentos no município serrano. O primeiro, em fevereiro, foi o maior desastre da história recente de Petrópolis e deixou 234 mortos e três desaparecidos. Cerca de um mês depois, no dia 20 de março, sete pessoas morreram após fortes chuvas voltarem a atingir a cidade. Mais de 1.100 pessoas estão vivendo em abrigos.

A chuva também atinge outras cidades do estado Rio de Janeiro desde quinta-feira (31). Ao todo, 20 pessoas morreram em decorrência dos temporais da última semana, sendo 11 em Angra dos Reis, sete em Paraty, uma em Mesquita e uma em Cachoeiras de Macacu.

Quatro pessoas estão desaparecidas em Ilha Grande e Paraty. O temporal deixou 5.618 pessoas desalojadas e 35 desabrigadas em Nova Iguaçu, enquanto 300 moradores ficaram desalojados em Belford Roxo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.