Descrição de chapéu Interior de São Paulo

Desenhos em alusão ao nazismo são pichados na Unicamp

Alunos se uniram para cobrir figuras; SSP diz que polícia registrou o caso

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Polícia Civil em Campinas, no interior de São Paulo, investiga desenhos com cunho nazista pichados a lápis em uma das pilastras do prédio de graduação do IFCH (Instituto de Filosofia e Ciências Humanas) da Unicamp.

As pichações faziam alusão à SS, uma divisão do Exército de Adolf Hitler na Alemanha nazista, além de uma saudação ao próprio líder, com a inscrição 88 —o número oito se refere à letra H, a oitava do alfabeto. Os desenhos foram descobertos no último dia 19.

"Assim que a direção do IFCH reconheceu os desenhos, registrou as imagens e informou o caso para a Diretoria Executiva de Direitos Humanos da Unicamp (DeDR)", diz trecho do documento assinado pelo IFCH.

Imagem mostra as pichações feitas à lápis, onde é possível ver o desenho semelhante símbolo utilizado por uma divisão do exército de Adolf Hitler, além do numeral 88, conhecida saudação ao líder nazista.
Desenhos em alusão ao nazismo foram pichados em pilastra de instituto da Unicamp - Divulgação

Em outro trecho da nota, o instituto afirma que é local é de inclusão e de tolerância, onde não é aceito conviver com atos violentos. "Vamos cobrar as instâncias responsáveis para que haja investigação do caso e que as providências necessárias sejam tomadas. Pedimos a nossa comunidade que esteja atenta e informe à direção sempre que tiver conhecimento de atos violentos como esse."

Também em comunicado, a diretoria executiva de direitos humanos da Unicamp declarou que "a alusão a movimentos, práticas e ideologias de caráter discriminatório, cuja trágica herança histórica fundamentou o ódio extremo, a perseguição e a morte de milhões de pessoas, como flagrante desrespeito aos princípios que regem a Unicamp e o Estado brasileiro, jamais será tolerada em nosso cotidiano".

Procurada, a SSP (Secretaria de Segurança Pública) afirmou que "o caso foi registrado na terça-feira (26) pelo 7º DP de Campinas e encaminhado à 1ª Delegacia de Investigações Gerais da Deic do município, para as devidas providências de polícia judiciária".

Inconformados com a situação, alunos da Unicamp resolveram se unir e cobrir as pichações. Para isso, eles colaram cartazes sobre os desenhos que faziam alusão ao nazismo e à ditadura militar no Brasil em diversos pontos do instituto. As intervenções foram realizadas na última segunda-feira (25).

Alunos da Unicamp colocaram cartazes por sobre os desenhos em referência ao nazismo - @cachifch no Instagram

Fotos do ato foram publicadas no perfil do Centro Acadêmico de Ciências Sociais e História da Unicamp. As pichações foram cobertas com papel sulfite, em que era possível ler frases como "racistas e fascistas não passarão", "ditadura nunca mais" e "fora Bolsonaro".

A Unicamp disse que "repudia toda e qualquer expressão de ideologias que não se pautem pela defesa dos direitos humanos. As pichações configuram crime e a autoridade policial já foi informada".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.