Descrição de chapéu Rio de Janeiro chuva

Fortes chuvas no Rio de Janeiro deixam ao menos um morto

Após temporal, previsão para a capital é de céu nublado e encoberto com chuvas fraca a moderada

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Ao menos um pessoa morreu em decorrência de um temporal que atingiu o estado do Rio de Janeiro na nesta sexta-feira (29). De acordo com a Defesa Civil estadual, bombeiros socorreram cinco pessoas em um rio em São Gonçalo. No entanto, uma delas foi resgatada já sem vida.

Em nota, o órgão afirma que, desde a noite de sexta até a noite deste sábado (30), já atuou em mais de 215 ocorrências em todo o estado. Só na capital, foram 11 resgates de pessoas, 13 cortes de árvores, 11 deslizamentos ou desabamentos e 36 alagamentos ou inundações.

Defesa Civil do Rio isola local na Estrada Serra Alta, em Campo Grande, após deslizamento em decorrência de fortes chuvas
Defesa Civil do Rio de Janeiro isola local na estrada Serra Alta, em Campo Grande, após deslizamento em decorrência de fortes chuvas - @SeopRJ no Twitter

Pelo Twitter, a Defesa Civil informa que os bairros com os maiores registros de solicitações foram Campo Grande (24), Quintino Bocaiúva (10), Jacarepaguá (10), Praça Seca (8) e Madureira (7).

Em decorrência das fortes chuvas, uma barreira caiu e ocupou uma faixa da Autoestrada Grajaú-Jacarepaguá, o que deixou a via interditada.

Ao longo da tarde, a via sentido Grajaú foi totalmente liberada e, até a noite deste sábado, a via no sentido Jacarepaguá estava parcialmente liberada, com uma faixa ocupada no trecho do quilômetro 4 ao 6.

De acordo com o Centro de Operações da Prefeitura do Rio, a capital fluminense estava em estágio de atenção desde as 23h45 de sexta-feira. O município retornou ao estágio de mobilização às 18h30 deste sábado, devido à redução dos acumulados de chuva registrados nas últimas horas.

O chamado estágio de mobilização se refere ao segundo nível, de uma escala até cinco, que significa que há riscos de ocorrências de alto impacto na cidade, podendo afetar a rotina de parte da população.

No fim da tarde do sábado, chuvas foram registradas em áreas isoladas da cidade. Segundo o Alerta Rio, a previsão para as próximas horas é de céu nublado e encoberto, com chuva fraca a moderada isolada.

No domingo (1º), a previsão é de chuva fraca e isolada. Ao longo do dia, a expectativa é de redução da nebulosidade e não há previsão de chuva. Os termômetros podem registrar temperaturas de até 30°C.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.