Descrição de chapéu Obituário Eduardo Tadao Takahashi (1951 - 2022)

Mortes: Precursor da internet, interligou os computadores do Brasil

Eduardo Tadao Takahashi ajudou a criar e estruturar a rede nacional de computadores

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Em 1992, o engenheiro de computação Eduardo Tadao Takahashi pôs em funcionamento a primeira rede de internet do Brasil.

Quatro anos antes, ele havia trazido a internet para o país e formado um grupo de trabalho para criar a primeira rede nacional de computadores, que conectou universidades em dez estados e no Distrito Federal.

Essa foi a espinha dorsal para que, em dezembro de 1994, a partir de um projeto-piloto da Embratel, fosse permitido o acesso à internet a qualquer pessoa por meio de linhas discadas.

"Ele era uma pessoa que não era fácil de conviver, porque não fazia concessão nenhuma aos princípios dele. Era muito racional, muito ético e muito exigente em relação às pessoas ao redor dele", conta à Folha Claudine Bechara Oliveira, uma das primeiras contratadas para o grupo de trabalho de criação da rede nacional, em 1990, e que se tornou sua amiga.

O engenheiro Tadao Takahashi de trás de uma mesa
O engenheiro Tadao Takahashi liderava um grupo de estudos para determinar como seria a internet em 2030 - Geraldo Magela/Agência Senado

"Do ponto de vista pessoal, era uma das pessoas mais cultas, mais sensíveis e de um senso de humor absolutamente fino. Esse era o lado que ele mostrava daquela maneira sisuda dele. Ele fazia crescer muito as pessoas que estavam ao redor", diz Claudine.

Nascido em Marília (SP) em 1951, Tadao se formou no primeiro curso de ciência da computação na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), em 1972. Na época, a universidade tinha um único computador, um IBM 1130, com 32 kb de memória RAM e 5 Mb de HD, conectado a uma impressora e a uma leitora de cartões perfurados.

Foi com essa mesma máquina que ele passou a ministrar a disciplina de introdução à programação de computadores como professor assistente da Unicamp. Ele ainda cursou comunicação social na Pontifícia Universidade Católica de Campinas e fez mestrado em informática no Instituto de Tecnologia de Tóquio, no Japão, de 1976 a 1979.

Tadao fundou e se tornou o primeiro dirigente da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), de 1988 a 1996. Posteriormente, ele foi coordenador do Programa Sociedade da Informação do Ministério da Ciência e Tecnologia e, em 2017, tornou-se o segundo brasileiro nomeado pela Internet Society para o Hall da Fama da Internet, depois do diretor-presidente do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), Demi Getshcko (2014).

"Tadao era ao mesmo tempo o chefe da batuta e deixava cada grupo trabalhar de maneira autônoma", afirma Claudine.

Takahashi morreu no dia 6 de abril, aos 71 anos, em Campinas (SP), devido a complicações cardíacas. Ele deixa a irmã Laura, orgulhosa de tudo que ele conquistou na carreira.

Tadao Takahashi durante a  palestra "Fronteiras da  Comunicação", sobre as  supervias de informação e as perspectivas para o Brasil na virada do século, no auditório da Folha
Tadao Takahashi durante a palestra "Fronteiras da Comunicação", sobre as supervias de informação e as perspectivas para o Brasil na virada do século, no auditório da Folha - Daniel Garcia - 29.nov.10/Folhapress

"Em 2017, tive a alegria de assistir à cerimônia da Internet Hall of Fame em Los Angeles, onde meu irmão Tadao recebeu o reconhecimento público pelo seu trabalho pioneiro na implementação da Internet no Brasil. Nós dois estivemos comentando, antes da cerimônia, o papel que os nossos pais, com esforço e dedicação, desempenharam na educação e projeção profissional dos filhos no Brasil e estávamos profundamente emocionados e agradecidos a eles e à vida", diz Laura à Folha.

coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.