Descrição de chapéu Rio de Janeiro Folhajus

'Tinha muita criança no carro alegórico', diz delegada sobre acidente que matou menina

Mãe de Raquel Antunes da Silva prestou depoimento nesta segunda-feira (25)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

A delegada Maria Aparecida Mallet, responsável pelas investigações sobre a morte de Raquel Antunes da Silva, 11, diz que as imagens captadas por câmeras de segurança mostram que havia muitas crianças no carro alegórico da escola Em Cima da Hora. O veículo prensou as pernas da menina na dispersão no sambódromo do Rio de Janeiro, na noite da última quarta-feira (20).

"Nós precisamos examinar as imagens com mais cautela para afirmar com segurança (quantas crianças havia). À primeira vista, tinha muita criança no carro alegórico", diz a delegada, titular da 6ª delegacia de polícia, no centro do Rio.

0
Marcela Portelinha, mãe da menina Raquel Antunes da Silva, é amparada ao chegar a hospital no Rio - Lucas Tavares/Agência O Globo

Segundo ela, as imagens das câmeras de segurança contradizem a versão do motorista, que afirmou à polícia não ter visto crianças no local. O homem disse também não ter sido alertado sobre a presença da criança no veículo.

No entanto, afirma a delegada, ainda é cedo para apontar culpados ou a causa do acidente. "A gente trata como homicídio culposo, ou seja, é por negligência, imprudência ou imperícia. Vai ser uma dessas ou até mesmo as três."

Nesta segunda-feira (25), estavam previstos os depoimentos do presidente administrativo da escola de samba Em Cima da Hora e de um funcionário da Carvalhão, empresa de guincho que atuava no sambódromo no dia do acidente. No entanto, ambos não compareceram. Douglas Almeida, o advogado da escola, chegou por volta das 15h15 à delegacia para ter acesso aos autos da investigação.

Segundo ele, o presidente não compareceu porque não foi intimado. "A agremiação vai se comprometer a disponibilizar as melhores informações possíveis para averiguar o que aconteceu nessa fatalidade", disse ele, quando saiu da unidade.

"Estamos aguardando as conclusões da perícia e o fornecimento das imagens para entender o que de fato aconteceu no local do acidente."

Raquel Antunes da Silva morreu após ser vítima de acidente no Rio
Raquel Antunes da Silva morreu após ser vítima de acidente no Rio - Divulgação

A mãe da menina, a manicure Marcela Portelinha, chegou à delegacia por volta das 13h20 para prestar depoimento. A oitiva dela não era esperada para esta segunda. Após mais de duas horas, ela saiu da delegacia dentro de um carro branco sem falar com a imprensa.

"Estamos respeitando o momento de luta da família, mas aguardamos que compareçam quanto antes para prestar o testemunho em sede policial", disse a delegada no final da manhã, quando Marcela ainda não havia chegado.

Desde o início das investigações, a delegada ouviu seis pessoas: a mãe da menina, o condutor do veículo, um socorrista e outras três testemunhas. ​

"Nós vamos contrastar as imagens que nós obtivemos no momento do acidente com os depoimentos de hoje. Isso será de suma importância para analisar o que aconteceu naquele momento."

Raquel foi enterrada no sábado (23) no cemitério do Catumbi, na região central do Rio. Durante o velório, a mãe da menina pediu por justiça. "Eu quero minha menina, isso não pode ficar assim", gritou, aos prantos, a manicure Marcela Portelinha Antunes.

Segundo o Ministério Público do Rio de Janeiro, o desfile das escolas de samba na quarta violou normas que haviam sido determinadas pela Justiça com antecedência.

Em março deste ano, a Promotoria diz ter enviado recomendações aos organizadores do evento. "No documento há menção específica quanto à necessidade de provimento de segurança no momento da dispersão dos carros alegóricos", diz o órgão em nota.

"A violação às claras determinações feitas com antecedência ensejará as providências devidas em demanda própria a ser ajuizada pela 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva da Infância e da Juventude da Capital."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.