Com frio, Goiânia faz 'decreto' liberando de banho, e Cuiabá fica com ruas vazias

Mais acostumadas ao calor, cidades do Centro-Oeste tentam se adaptar a queda na temperatura

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Cuiabá

A queda de temperatura na região Centro-Oeste do país, onde os termômetros facilmente estacionam nos 30ºC, fez com que as autoridades tomassem medidas para ajudar a população mais acostumada ao sol forte a não sentir muito frio.

A Prefeitura de Goiânia, por exemplo, emitiu um decreto tornando o banho matinal "facultativo" enquanto o período de frio durar.

Essa foi a maneira bem-humorada que a gestão municipal encontrou, em postagens nas redes sociais, para alertar sobre a baixa temperatura, e, ao mesmo tempo, incentivar a doação de agasalhos, cobertores e calçados para serem distribuídos para a população mais vulnerável e em situação de rua.

reprodução de fictício novo decreto de goiânia com mensagem para doação de roupas
Página da Prefeitura de Goiânia no Instagram brinca com seguidores ao publicar "decreto" que chama a capital goiana de Polo Norte do Cerrado - @prefeituradegoiania no Instagram

O decreto em tom de brincadeira ainda determina a mudança do nome da cidade para "Polo Norte do Cerrado", já que a previsão de temperatura nas primeiras horas de quarta-feira (18) era de 4º C.

De acordo com a previsão do tempo do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), os estados centrais deverão ter algumas das menores temperaturas do Brasil nesta quinta-feira (19).

As cidades mais frias deverão ser Brasília e Belo Horizonte, com mínimas de 5°C, seguidas de Curitiba e Goiânia, com 6°C. Os termômetros devem registrar mínimas de 7°C tanto em Cuiabá quanto em Campo Grande —esta com possibilidade de geada.

Em Cuiabá, cidade com um "sol para cada um", o assunto único tem sido a dificuldade de enfrentar o frio. Restaurantes e estabelecimentos comerciais já mudaram os cardápios, introduzindo o famoso escaldado cuiabano, com frango desfiado e ovo, e os rodízios de caldo.

O Bar Ditado Popular, por exemplo, decidiu criar o "fondue de boteco", para tentar manter o público, que neste período prefere restaurantes com ambiente fechado. Carlos Eduardo Mendes, que é o diretor do estabelecimento, explica que teve a ideia neste ano.

"O frio geralmente faz com que os cuiabanos fiquem em casa ou prefiram restaurantes e locais fechados. Pensando nisso adaptamos o tradicional fondue, com comida de boteco. Então temos o de hambúrguer e de bolinhos", disse.

São quatro tipos de mini-hambúrguer empanados, além os de tamanho normal, para que sejam mergulhados em queijo derretido. "Nós usamos os mesmos instrumentos do fondue normal".

"Nós começamos nessa quarta-feira [18] e devemos ficar até o frio terminar. Mas, como saiu bastante na primeira noite, já tem cliente que pediu para que o cardápio seja fixo", conclui Carlos Eduardo.

Apesar do incentivo, os cuiabanos não são adeptos das saídas noturnas durante o período de frio. Nos pontos de ônibus e nas ruas da região central, é comum ver pessoas substituindo os agasalhos por cobertores e edredons no caminho para o trabalho.

Já em Chapada dos Guimarães (67 km ao norte de Cuiabá), há quem inclua o período de frio no trabalho. A terapeuta holística, Vera Lúcia, 57, aproveita o inusitado frio para usar uma fogueira como parte da terapia.

Segundo ela, além de aquecer o corpo do paciente, a fogueira se transforma em uma roda de conversa agradável. "A conversa é importante para nos conectarmos com uns aos outros. Então ofereço chás e, em alguns casos, aplico alguma das técnicas de relaxamento com massagens", conta Vera.

A fogueira como parte da terapia só ocorre durante o frio. "Aproveitamos o tempo. Porque o calor é importante para o corpo. Já em dias mais quentes nós trabalhamos com outras técnicas."​

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.