Descrição de chapéu Obituário Adelina Del Fiume Costa (1934 - 2022)

Mortes: Criativa, foi das cozinheiras mais conhecidas da Mooca

Segundo uma das filhas, Adelina foi pioneira na produção de bolos artísticos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Adelina tinha o dom da culinária e uma mente criativa para elaborar suas receitas. O união das duas habilidades a transformou em uma grande cozinheira, uma das mais conhecidas salgadeiras e confeiteiras da Mooca, bairro da zona leste de São Paulo.

"Ela estava à frente do seu tempo. Produzia bolos artísticos e criativos numa época em que ninguém fazia. Minha mãe também foi uma das primeiras a fazer ovos de páscoa caseiros. As pessoas faziam fila na porta da casa dela para a retirada de encomendas", conta a técnica em nutrição Elisa Betty Del Fiume Costa, 49, sua filha.

Adelina Del Fiume Costa (1934-2022)
Adelina Del Fiume Costa (1934-2022) - Arquivo pessoal

Autodidata na culinária e no empreendedorismo, Adelina também arrasava nas massas e nos congelados. "Ela ia até a casa das pessoas e passava o dia cozinhando congelados", diz Elisa.

Filha de imigrantes italianos, Adelina nasceu e passou a infância em Ribeirão Preto (a 313 km de São Paulo), e começou a trabalhar cedo com colheita de algodão. Ainda criança mudou-se para a Mooca.

Em 1955, veio o casamento —foram 60 anos de união, até ficar viúva. Ela foi uma mulher dedicada ao marido e aos filhos.

Adelina estava sempre sorridente. Era amorosa, preocupada com o bem-estar dos outros, carinhosa e uma mulher de muita fé, que orava por todos que necessitavam.

Com a mesma perfeição que cozinhava para fora, também cuidava da mesa de casa, sempre farta. Adelina gostava de boa conversa e de reunir a família em almoços de domingos e em festas.

Adelina Del Fiume Costa morreu dia 12 de maio, aos 87 anos. Ela tinha insuficiência cardíaca, entre outros problemas de saúde. Viúva, deixa quatro filhos, seis netos e um bisneto.

coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.