Descrição de chapéu Obituário Aristides Manoel Coelho (1948 - 2022)

Mortes: Violonista autodidata, também amava dirigir

Funcionário da área da saúde, Aristides dedicou sua vida ao cuidado com as pessoas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Salvador

Correr os dedos pelo violão, instrumento que aprendeu a tocar sozinho, era um dos passatempos preferidos de Aristides Manoel Coelho, homem que amava escutar o estilo sertanejo, além de usar as habilidades musicais nos grupos católicos em Tubarão (SC).

Catarinense natural de Içara, dedicou a vida a cuidar do próximo. Primeiro, como técnico em enfermagem. Depois, como técnico em radiologia. Mesmo após aposentado, era a quem os vizinhos recorriam nos pedidos de socorro ou, simplesmente, para aplicar insulina.

"Meu pai era uma pessoa muito humana, generosa, prestativa, que estava sempre disposto a ajudar os outros. Principalmente em situações relacionadas à saúde, pois recorriam a ele por causa da experiência", recordou a caçula, a jornalista Alice Coelho.

Aristides Manoel Coelho (1948-2022)
Aristides Manoel Coelho (1948-2022) - Marcelo Ferrão

Ainda na juventude, conheceu o amor por Therezinha, com quem compartilhou momentos, passeios, viagens e sonhos durante 47 anos. Do casamento com a companheira, nasceu o casal de filhos Marcos e Alice.

Além do violão, era apaixonado pelas voltas de carro. Conseguiu comprar o primeiro automóvel já próximo à aposentadoria. O diagnóstico de Parkinson tolheu dois dos seus maiores prazeres, mas não o cafezinho que bebia, religiosamente, por volta das 15h.

A condição de saúde, que afetou os movimentos musculares, resultou em uma broncoaspiração durante uma refeição, o que o levou a desenvolver um quadro de pneumonia. Com a situação agravada, chegou a passar 42 dias internado, alternadamente.

"Primeiro, foram 22 dias, Houve uma melhora, então, teve alta médica para ir para casa, onde ficou dez dias, até precisar voltar", lembrou. "Ele lutou muito, enquanto pôde. Mas como não conseguia se alimentar direito, o quadro chegou ao ponto de desnutrição", disse Coelho.

Caçula dos três filhos de Alice Virtuoso com Manoel Coelho, Aristides nasceu em 4 de maio de 1948. Morreu em 20 de abril de 2022, no Hospital Nossa Senhora da Conceição, onde foi funcionário, em Tubarão. Deixou a viúva, o casal de filhos e um neto.

coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.