Descrição de chapéu Folhajus Ásia drogas

Presa suspeita de aliciar brasileiros que levaram drogas para Tailândia

Grupo foi flagrado em fevereiro com 15 kg de cocaína em aeroporto do país asiático

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Curitiba

Uma mulher foi presa na manhã desta quinta-feira (5), em Curitiba, suspeita de aliciar três brasileiros presos com drogas na Tailândia. O trio levava 15,5 quilos de cocaína na bagagem. A mulher presa aparece em filmagens ao lado de dois paranaenses que embarcaram no aeroporto Afonso Pena, em fevereiro, com destino ao país da Ásia.

A Polícia Federal investiga o caso e diz que os dois homens já haviam viajado para o exterior, antes do período da pandemia, em situações suspeitas.

mulher sentada no chão de costas com camisa escrita Polícia Federal faz inspeção em cômodo
Agentes da PF cumprem mandados de busca e apreensão em casa de suspeita presa no aeroporto de Curitiba - Polícia Federal do Paraná/Divulgação

A prisão dos três brasileiros no aeroporto de Bancoc ocorreu em 14 de fevereiro. Eles são acusados de tráfico de drogas e associação criminosa para o tráfico, com penas somadas de 25 anos de reclusão.

"A partir do momento da prisão deles na Tailândia nós iniciamos as investigações para identificar toda a cadeia criminosa", contou o delegado superintendente da PF no Paraná, Omar Haj Mussi.

Segundo ele, como qualquer atividade econômica, o trágico de drogas costuma fazer uma análise de risco, pela possibilidade da carga ser interceptada ou as "mulas", como são chamadas as pessoas que transportam as drogas, serem presas.

O nome da detida nesta quinta em Curitiba não foi divulgado pela PF. A reportagem não conseguiu localizar a defesa dela. ​

O caso

De acordo com o governo tailandês, em 14 de fevereiro, por volta das 7h da manhã, autoridades descobriram 9 quilos de cocaína escondidos em compartimentos secretos de três malas.

homens com roupas militares e máscara em aeroporto mostram itens de mala
Funcionários do Departamento de Alfândega da Tailândia com droga encontrada com brasileiros, em imagem de fevereiro - The National Thailand

A bagagem pertencia a um casal brasileiro, uma mulher de 22 anos —Mary Helen Coelho Silva— e um homem de 27, vindos de Curitiba em um voo da Qatar Airways. Eles foram presos ao passar pelo raio-X do aeroporto. A polícia não divulgou o nome do outro detido.

Mais tarde, por volta das 13h do mesmo dia, outro brasileiro, Jordi Vilsinski Beffa, 24, foi preso com 6,5 quilos de cocaína escondidos em sua mala. O governo suspeitou que eles fizessem parte de um mesmo grupo porque a droga estava escondida da mesma maneira.

selfie de mulher branca de cabelos longos pretos, de batom tosa como a blusa e colar; ela sorri para a câmera
Mary Hellen Coelho Silva, 21, brasileira presta em fevereiro, no aeroporto de Bangcoc - Arquivo Pessoal

Mary Hellen Coelho Silva trabalhava em uma churrascaria e pediu demissão pouco antes de viajar. Segundo a família, ela disse que iria a Curitiba encontrar um namorado, e eles só souberam que ela estava na Tailândia quando receberam uma mensagem com pedido de ajuda.

Reportagem da Folha em março mostrou que, um mês após a prisão, a jovem ainda não havia conseguido falar com a família por videoconferência. Segundo afirmou na época o advogado Telêmaco Marrace, um dos responsáveis pela defesa da jovem, ela aguardava a liberação das autoridades tailandesas.

A Tailândia não tem pena de morte prevista para o tráfico de cocaína. A legislação do país prevê prisão perpétua nesses casos, mas apenas se houver opioides misturados ao entorpecente.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.