Descrição de chapéu Rússia

Putin lamenta chuvas em PE em carta a Bolsonaro: 'Rússia compartilha pesar'

Presidente russo enviou a mensagem diretamente ao brasileiro pelo aplicativo Telegram

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo | UOL

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, enviou uma mensagem particular para o chefe do Executivo brasileiro, Jair Bolsonaro (PL), lamentando a destruição causada pelas chuvas na Grande Recife, em Pernambuco.

"A Rússia compartilha o pesar daqueles que perderam seus parentes e entes queridos como resultado do desastre natural desenfreado e espera uma rápida recuperação de todas as vítimas", falou Putin em mensagem a Bolsonaro e repostada em um canal oficial da comunicação russa no Telegram.

No fim de semana, as chuvas em Recife aumentaram e causaram deslizamentos, deixando pessoas desabrigadas e levando a mortes.

O presidente Jair Bolsonaro cumprimenta o presidente russo Vladmir Putin na reunião de cúpula dos Brics, no Palácio do Itamaraty
O presidente Jair Bolsonaro recebe o presidente russo Vladmir Putin para a reunião de cúpula dos Brics, no Palácio do Itamaraty - Pedro Ladeira - 14.nov.19/Folhapress

Em número de vítimas soterradas em um mesmo local, esse já é considerado o segundo pior ponto das tragédias que devastaram a região metropolitana do Recife —ao menos 91 pessoas morreram, segundo a Defesa Civil.

Bolsonaro reforçou a aproximação com Putin na semana antes da guerra com a Ucrânia estourar. O presidente brasileiro viajou até a Rússia e, apesar das tensões entre as nações que agora se enfrentam, negou ter tratado do assunto com Putin.

No início de maio, conforme informado pelo colunista do UOL Jamil Chade, Bolsonaro sugeriu às autoridades da Turquia a criação de uma espécie de comitiva de presidentes para visitar Putin, em Moscou.

A proposta chegou a ser descrita por uma parcela de diplomatas dentro do Itamaraty como sendo "megalomaníaca", enquanto do lado dos mediadores do conflito com a Ucrânia a percepção é de que o momento não é de "show", e sim de negociações de bastidores.

Enquanto isso, a Rússia trava uma guerra que já dura 96 dias contra a Ucrânia. No fim de fevereiro, o país liderado por Putin invadiu a nação vizinha em busca de maior influência no território ucraniano, motivado pela tentativa da Ucrânia em se unir à Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte).

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.