Ambulantes entram em confronto com a PM na rua 25 de Março, em São Paulo

Confusão ocorreu durante fiscalização da prefeitura contra comércio irregular

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A rua 25 de Março, na região central da capital paulista, foi cenário de um confronto entre vendedores ambulantes e policiais militares na tarde desta quinta-feira (2).

O incidente ocorreu em uma das ações rotineiras de fiscalização da Prefeitura de São Paulo contra o comércio irregular na região. Em vídeos publicados nas redes sociais, é possível ver camelôs jogando produtos e garrafas nos policiais e nos fiscais, enquanto pedestres tentavam se proteger.

Alguns ambulantes mais exaltados tentaram agredir os PMs, que reagiriam usando spray de pimenta. Por fim, a equipe de fiscalização foi embora, enquanto os ambulantes comemoraram.

Em ação de fiscalização da Prefeitura de São Paulo contra vendedores ambulantes irregulares na região da rua 25 de Março, nesta quinta (2), houve confronto com policiais militares
Em ação de fiscalização da Prefeitura de São Paulo contra vendedores ambulantes irregulares na região da rua 25 de Março, nesta quinta (2), houve confronto com policiais militares - Reprodução

Em nota à reportagem, a prefeitura confirmou a ação.

"A Prefeitura de São Paulo, por meio da Subprefeitura Sé, realiza ações diárias de fiscalização para inibir o comércio ilegal na área central da cidade, inclusive na Rua 25 de Março, resultando em apreensões de produtos irregulares e de origem não comprovada. Eventualmente, as equipes são hostilizadas por pessoas que são alvo da fiscalização, mesmo contando com o apoio das forças de segurança. Ontem, 2/6, houve esta reação que foi rapidamente controlada, sem maiores consequências. O serviço continua sendo realizado normalmente", diz a nota.

A Secretaria de Segurança Pública também confirmou, em nota, que a PM teve de agir para conter os ambulantes mais exaltados.

Policial joga spray de pimenta em ambulante que tentava agredi-lo no confronto de quinta (2) na rua 25 de Março
Policial joga spray de pimenta em ambulante que tentava agredi-lo no confronto de quinta (2) na rua 25 de Março - Reprodução

"A Polícia Militar esclarece que durante a tarde desta quinta-feira (2), durante a realização da Operação Delegada, que tem como o objetivo o apoio à fiscalização da Prefeitura no combate ao comércio ambulante nas regiões do Brás e 25 de Março, policiais militares precisaram conter alguns ambulantes."

A Associação dos Vendedores Autônomos e Ambulantes de São Paulo disse não ter informações sobre o episódio.

Segundo a União dos Lojistas da 25 de Março, não houve depredação de lojas, uma vez que o reforço policial chegou rapidamente para controlar os ânimos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.