Comitê da Covid sugere volta de uso obrigatório de máscara no DF, e governador avalia medida

Para o governador Ibaneis Rocha (MDB), números de internações e óbitos estão baixos e decisão não exige pressa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O COE-Covid-19 (Comitê de Operações de Emergência em Saúde Pública-Covid), ligado ao Governo do Distrito Federal, recomendou a volta da obrigatoriedade do uso de máscaras na capital federal.

A avaliação dos técnicos está detalhada em um documento interno da Secretária de Saúde do DF.

No ofício, os técnicos sugerem a "retomada da obrigatoriedade do uso de máscaras faciais de gramatura adequada, cobrindo nariz e boca, em todos os ambientes fechados e ambientes públicos do DF nos quais haja aglomeração de pessoas".

A posição foi reforçada pela Câmara Técnica de Diretrizes e Orientações para o Manejo da Covid-19, que auxilia o Governo do DF na definição de políticas para conter o avanço do vírus.

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB)
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB) - Paulo Carvalho/Agência Brasília

O grupo destaca que houve aumento de 192% na média móvel de casos nas duas últimas semanas, com crescimento na taxa de ocupação de leitos de UTI (56%) e de enfermaria (110%).

O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), disse à Folha que vai analisar os dados com os técnicos da Secretaria de Saúde para tomar uma decisão na próxima semana.

"Vou receber o parecer com muito carinho, mas estou avaliando por outro prisma. A quantidade de pessoas infectadas não é o principal indicador. O que preocupa é o número de internações e óbitos, que estão baixos."

Ibaneis ainda se queixou da participação do COE-Covid-19. Segundo o governador, o colegiado deveria ter interrompido os trabalhos com a revogação do decreto que estabelecia a Emergência de Saúde Pública Internacional.

"Mesmo assim, eu vou analisar o documento e dar um parecer na próxima semana, sem pressa", concluiu.

A recomendação dos comitês técnicos leva em consideração o aumento de casos de Covid na capital federal nas últimas semanas.

A taxa de transmissão da Covid no DF está em 1,46. Em média, 100 pessoas infectadas transmitem o vírus para outras 146.

Além da volta do uso de máscaras, o COE-Covid-19 ainda recomenda ao Governo do DF a ampliação da testagem na rede pública, a abertura de novos leitos, a ampliação da adesão à dose de reforço e cobra agilidade no sequenciamento genômico, para monitorar as variantes do vírus.

A volta do uso de máscaras também foi recomendada pelo comitê técnico ligado ao Governo de São Paulo na terça-feira (31).

A orientação foi dada após ser registrada uma alta de 120% de internações por Covid em maio.

Na quarta-feira (1º), a Prefeitura de São Paulo disse que não vai voltar a obrigar o uso de máscaras em espaços fechados, mas apenas recomendar à população que utilize o equipamento.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.