Descrição de chapéu Folhajus

Homem apontado como maior traficante de animais do país é preso em SP

Ele foi condenado por vender animais por meio de um perfil no Facebook

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Um homem procurado por crimes contra o meio ambiente foi preso em São Paulo no último domingo (19). Segundo a Polícia Militar, Daniel Bertoni de Assunção, 39, é considerado "o maior traficante de animais do país".

Havia um mandado de prisão em aberto contra ele desde a última terça-feira (14). A ordem está relacionada a um processo iniciado em 2018, pela exposição e venda de animais.

A reportagem procurou a Defensoria Pública na União, que atuou na defesa dele durante o processo. No entanto, a instituição não se manifestou até a publicação deste texto.

Cobra filhote de jararaca-ilhôa nascida em cativeiro e exposta no berçário do Museu Biológico do Instituto Butantan, em São Paulo
Cobra filhote de jararaca-ilhôa nascida em cativeiro e exposta no berçário do Museu Biológico do Instituto Butantan, em São Paulo; essa é uma espécie vendida pelo traficante Daniel Bertoni de Assunção - Giuseppe Puorto - 14.jun.2011/Butantan/Divulgação

No domingo pela manhã, policiais o encontraram na rua José Figliolini, no Jaçanã, zona norte paulistana. Segundo a PM, Assunção já vinha sendo monitorado e, por isso, uma equipe o procurava pela região.

O processo que resultou na prisão tramitou na 4ª Vara Criminal Federal de São Paulo. Assunção foi condenado a um ano e seis meses de detenção, em regime inicial semiaberto, por vender animais por meio de um perfil no Facebook.

De acordo com a denúncia do Ministério Público Federal, ele pôs à venda 26 animais silvestres nativos sem permissão ou licença, sendo 13 deles ameaçados de extinção, a exemplo da jararaca-ilhoa.

A exposição na internet de salamantas (jiboias albinas), corujas, saguis, macacos e um filhote de jacaré ocorreu entre 20 de setembro de 2016 e 17 de fevereiro de 2017. Os animais eram anunciados por valores de R$ 400 a R$ 1.200.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.