Descrição de chapéu Obituário Alexandre Ferreira Mascarenhas (1969 - 2022)

Mortes: Arquiteto era descobridor de talentos e colecionador de vida

Restaurador consagrado, Alexandre Ferreira Mascarenhas respirava arte e deixa legado nas cidades históricas de Minas Gerais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Para olhar os quadros de Gerson Flores na galeria Nello Nunes, da Fundação de Arte de Ouro Preto (MG), é preciso enxergar com a alma. Assim como fez o arquiteto Alexandre Ferreira Mascarenhas em 2019, quando viu o até então desconhecido artista plástico, que perambulava por Belo Horizonte havia mais de 20 anos, expondo seus quadros na região da avenida do Contorno.

O arquiteto não teve dúvidas: inscreveu o morador de rua em um edital da fundação e a obra dele, aprovada, segue exposta até o próximo dia 3 de julho. As pinturas, até então amontoadas ar livre na capital mineira, agora estão nas paredes da galeria de uma cidade que respira arte, assim como o descobridor do artista.

O arquiteto e músico Alexandre Ferreira Mascarenhas, que morreu no último dia 11 em Ouro Preto (MG), aos 52 anos - Arquivo pessoal

Mascarenhas, conta a irmã Francisca, também arquiteta, era puro talento desde criança. Estudou na escola da artista plástica e ceramista Arlinda Corrêa Lima e era sempre o primeiro colocado em concursos. Ele é filho do compositor Pacífico Mascarenhas.

O olhar atento vem do dom e de muito estudo. O extenso currículo de Mascarenhas o tornou um conceituado arquiteto de Minas Gerais, principalmente nas cidades históricas. E um restaurador reconhecido nacionalmente. Pelas suas mãos e técnica, passaram trabalhos como a recuperação da Catedral São Pedro de Alcântara, em Petrópolis (RJ), entre outros.

A sua morte precoce aos 52 anos, no último dia 11 de junho, após sofrer um infarto fulminante, abalou a comunidade acadêmica de Ouro Preto. Alunos do Instituto Federal de Minas Gerais, onde ele era professor no curso de conservação em restauro, escreveram uma carta.

"Ele amava descobrir artistas e apresentar para o mundo! Fotografava tudo, registrava tudo, gritava para as pessoas enxergarem as cores, as expressões, as manifestações", diz trecho do texto.

Em nota de falecimento, o IFMG afirmou que "era um colecionador da vida, material e imaterial".

E era mesmo. Sua casa em Ouro Preto, construída com sobras de demolição, é uma atração na cidade, conforme lembram colegas do instituto.

Mascarenhas iria se licenciar do instituto em outubro para fazer pós-doutorado em Portugal e na Índia.

Apesar da pouca idade, já preparava a aposentadoria. Em 2013 construiu uma casa de três andares em Tiradentes (MG). O imóvel, conta a irmã, está repleto de obras de arte —de cerâmicas do Vale do Jequitinhonha, também em Minas, a arte popular de Pernambuco. Era lá que planejava morar no futuro.

A família pretende transformar o local no Museu Casa Alexandre Mascarenhas. "Ele deixou tudo catalogado", conta a irmã sobre as obras que vão do chão ao teto. Talvez tenha espaço na parede para um dos quadros do ex-morador de rua talentoso, descoberto ao acaso.

coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.