Descrição de chapéu Obituário Maria Juraci de Araújo (1961 - 2022)

Mortes: Primeira-dama de São Nicolau (RS) amava socializar e dançar

Maria Juraci de Araújo, a Jura, participava ativamente da vida social do município

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Salvador

Primeira-dama do município São Nicolau (RS) desde 2017, Maria Juraci de Araújo costumava dividir o tempo entre a administração do hotel da família, trabalhos sociais, visitas ao primeiro neto, festas embaladas por música regional das Missões e a cozinha de casa.

Primogênita dos sete filhos de Lídia Bartirola Araújo e Jair Marques de Araújo, nasceu em Porto Xavier, noroeste do estado, onde passou boa parte da vida, até se casar com Ricardo Klein, atual prefeito de São Nicolau.

Maria Juraci, primeira-dama de São Nicolau - Thiago Silva/Prefeitura São Nicolau/Divulgação

Paola Araújo de Oliveira, 31 anos, mais velha do casal de filhos de Jura —como era conhecida a primeira-dama—, conta que a mãe, além de tocar o negócio da família, também participava ativamente da vida social do município.

Jura era amante da dança nas festas com músicas tradicionais alemãs. Também não abria mão de reunir os amigos e a família em eventos com churrasco. "Ela amava cozinhar, do churrasco à sobremesa. Fazia uma salada de maionese deliciosa", lembra a Paola.

Nos últimos sete meses, a rotina atribulada ficou ainda mais apertada. Desde que o primeiro neto chegou à família, uma vez por mês, Jura encarava um percurso de sete horas, no trajeto de 516 km até Bento Gonçalves (RS), para visitar a criança.

No último domingo (29), Jura morreu em decorrência de problemas cardíacos que, até então, não havia apresentado. Ela estava internada havia uma semana, depois de passar mal durante a 4ª Expo São Nicolau, no Parque de Exposições Delci Sommer da Trindade.

"Estava tudo bem. Ela estava dançando, quando se sentiu mal. Foi para o hospital normalmente", recordou. "Lá, fez um exame que detectou uma pequena alteração [no coração]. Até aí tudo bem. Do nada, aconteceu o que aconteceu", lamentou.

Por causa da morte da primeira-dama, a prefeitura de São Nicolau decretou luto oficial de três dias. A 14ª edição do Café Cambona, que aconteceria no domingo (29), acabou cancelada pela comissão organizadora do evento.

Além do marido, Jura deixou o casal de filhos Paola e Luís Henrique, 16, o neto, João Ricardo, a mãe, Lídia, e os irmãos Margarete, Neusa, Lurdes, Shiley, Mery, Lúcia e Jailson.

coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.