Descrição de chapéu cracolândia

Prefeitura afasta GCM que usou joelho para imobilizar homem perto da cracolândia

Guarda confirmou afastamento de outros dois agentes envolvidos em agressão no centro de São Paulo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Secretaria Municipal de Segurança Urbana, responsável pela GCM (Guarda Civil Metropolitana), afastou do serviço operacional três guardas que atuaram na abordagem a um homem detido por suspeita de tráfico de drogas na rua Ana Cintra, nas proximidades da cracolândia, na região central de São Paulo, na última segunda-feira (30).

A prisão foi filmada por testemunhas e mostra um dos guardas imobilizando com o joelho o homem de 56 anos que está deitado na calçada. Outro GCM pisa e apoia o joelho sobre uma das pernas do suspeito. No total, cinco guardas atuaram na ação.

Preso em flagrante, o suspeito foi liberado na noite desta terça (31) após ordem da juíza Gabriela Marques da Silva Bertoli. Ele considerou haver falta de provas e indícios de irregularidade na ação.

Em nota, a pasta de Segurança Urbana disse que a Corregedoria-Geral da GCM instaurou uma sindicância para apurar o caso.

Guarda-civil pressiona um de seus joelhos sobre homem deitado na calçada
Guarda-civil de São Paulo ajoelha sobre pescoço de homem durante abordagem - Reprodução

A secretaria disse que "não compactua com desvios de conduta e todos os casos são rigorosamente apurados e, comprovadas irregularidades, os autores são punidos conforme a legislação vigente".

Ainda conforme a pasta, os agentes envolvidos na ocorrência relataram que, durante patrulhamento, identificaram um indivíduo que, ao avistar os guardas, teria dispensado um pacote e fugido. "Os guardas informaram que conseguiram abordá-lo e encontraram uma sacola arremessada pelo homem, que teria substâncias análogas a entorpecentes."

No entanto, a versão difere da apresentada no 2° DP (Bom Retiro). Aos policiais civis, conforme o boletim de ocorrência, os guardas afirmaram que o suspeito passou perto do carro da GCM, por volta das 14h15, na esquina da rua Helvétia com a avenida São João. Ele estaria com um "volume chamativo" na cintura.

Ao receber ordem para parar, teria começado a correr, contaram os guardas à polícia. Após perseguição, ele tropeçou e caiu, machucando-se.

Os guardas o detiveram e afirmaram terem localizado, "em busca pessoal, duas pedras grandes e uma pequena porção de substância parecida com crack e uma balança de precisão".

Investigação

Um vídeo obtido pela Polícia Civil mostra que o homem suspeito de tráfico passou a ser perseguido pelos guardas na avenida São João, na altura com a rua Helvétia, justamente onde atualmente está localizado um dos fluxos da cracolândia na região.

De acordo com a polícia, o homem dispensou uma sacola antes de ser abordado na rua Ana Cintra.

Na cena, é possível notar que os guardas correm atrás do suspeito, que veste camiseta azul e bermuda. Ele segue em direção à rua Ana Cintra, momento em que sai do ângulo de visão da câmera. Segundos depois, um outro guarda, que estava no entorno da cracolândia e não participou diretamente da ação, passa a vasculhar o canteiro central da via, onde também há uma ciclovia.

O GCM então se agacha e pega uma sacola branca que estava na calçada. Um outro guarda que vem da direção de onde ocorreu a abordagem passa a recolher outros objetos que estavam no solo.

Conforme a Polícia Civil, o suspeito de tráfico tem 32 passagens, a maior parte delas por roubo, mas também, outras, por furto e tráfico.

Agressão contra mulher

No sábado (28), uma mulher foi agredida com um cassetete e teve spray de pimenta jogado contra o rosto ao deixar o fluxo de dependentes químicos na rua Helvétia.

A ação foi registrada pelo fotógrafo Caio Castor, que relatou ter sido ameaçado por moradores do bairro após o registro viralizar na internet.

A Secretaria Municipal de Segurança Urbana confirmou também ter afastado os agentes flagrados "em atos inaceitáveis e que não representam o padrão de atuação da Guarda Civil Metropolitana".

De acordo com a guarda, foi aberta sindicância e instaurado procedimento para apurar os fatos e aplicar as punições cabíveis.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.