Descrição de chapéu Coronavírus

Prefeitura de SP segue decisão estadual e apenas recomenda uso de máscara

Aumento de casos e de internações em decorrência do coronavírus alertam autoridades

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Prefeitura de São Paulo seguirá a recomendação do governo estadual e apenas sugere que a população utilize a máscara em ambientes fechados. A decisão foi tomada em reunião na tarde desta quarta-feira (1º).

O secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, também fez alerta para que a população complete o esquema vacinal.

"Além do uso da máscara, é importante que a população complete o seu ciclo vacinal. Tanto para o primeiro ciclo quanto para as doses de reforço. Nossos postos estão abertos diariamente e a vacina está disponível para todos", diz ele.

Uso de máscara passou a ser recomendado em ambientes fechados - Gabriel Cabral/Folhapress

Após o recente aumento de novos casos de Covid-19 e do número de internações, o Comitê de Contingência da Covid-19, vinculado ao Palácio dos Bandeirantes, recomendou a volta do uso de máscaras em locais fechados. Cada cidade, porém, tem a sua autonomia.

O uso da máscara é obrigatório no transporte público e em locais com serviços voltados à saúde.

Na Câmara Municipal de São Paulo, vereadores e servidores do Legislativo serão obrigados usar máscara a partir desta quinta (2). Os visitantes também deverão utilizar em áreas, como auditório e galerias, com ocupação de mais de 50%.

A medida foi anunciada pelo presidente da Casa, o vereador Milton Leite (União Brasil). "Diante do cenário atual, é uma forma de protegermos a todos que frequentam a Câmara", disse Leite, na abertura da sessão desta quarta.

Para acessar o prédio da Câmara, é preciso que todos apresentem o comprovante de vacinação.

A gestão Ricardo Nunes (MDB) vem flexibilizando o seu uso. Por fim, cancelou a obrigatoriedade em carros de aplicativos e táxis, no último dia 14.

Segundo o médico João Gabbardo, coordenador executivo do Comitê Científico do estado, o recente aumento de novos casos de Covid-19 e o número de internações levaram o estado adotar a recomendação.

"Tivemos aumento de 40% de internações em São Paulo, e 80% de transmissibilidade", disse Gabbardo após a reunião do Comitê nesta terça (31).

"Em ambientes como sala de aula e reuniões empresariais, além dos locais com aglomeração, também deverá ser utilizada", afirmou o médico.

A capital recebeu a Virada Cultural no último final de semana, e Nunes planeja realizar uma edição do Carnaval em julho. Outros eventos com a possibilidade de aglomeração, Parada LGBT e a Marcha Para Jesus estão na agenda, respectivamente, para junho e julho.

Grande parte dos 645 municípios paulistas deverá, no máximo, recomendar o uso da máscara. Em algumas cidades, como Araraquara e São Carlos, ela voltou a ser obrigatória.

Araraquara definiu o uso obrigatório para pessoas acima de 2 anos em locais abertos e fechados, a partir desta quarta. Em São Carlos, desde o último dia 28, a máscara deverá ser utilizada em repartições públicas.

Serra Negra já havia determinado no último dia 12 a volta do uso de máscara em qualquer local público, independente ser aberto ou fechado.

Na Grande São Paulo, a maioria das cidades decidiu apenas recomendar o uso de máscaras em locais fechados.

Municípios como São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e Guarulhos dizem que vão seguir as orientações técnicas do governo estadual e, por isso, descartam adotar a obrigatoriedade novamente.

Diadema, no ABC, entretanto, afirmou que o item de proteção será obrigatório em espaços públicos fechados. Para os demais privados, vale a recomendação. Um decreto com a regra será publicado nos próximos dias.

Em Diadema, o uso de máscara em escolas continuou mesmo com a flexibilização de outras medidas.

Osasco, que também já havia determinado a proteção nos colégios, vai seguir apenas a recomendação. Ao contrário da capital paulista, porém, máscara é obrigatória em táxis e carros de aplicativo que rodam na cidade. Ou seja, um passageiro que embarcar em São Paulo terá que colocar o acessório de proteção no meio do caminho se não estiver com ele no rosto.

O país registrou 159 mortes por Covid e 41.486 casos, nesta terça. Com isso, a média móvel de infecções aumentou em 48%, em relação ao dado de duas semanas atrás, e chegou a 26.206 pessoas infectadas por dia.

Esses dados são do consórcio que reúne Folha, UOL, O Estado de S. Paulo, Extra, O Globo e G1.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.