Descrição de chapéu cracolândia

Prefeitura isola usuários de drogas da cracolândia da rua Helvétia com cones

Uma faixa da via foi liberada para carros; moradores seguem com medo de passar pelo trecho

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Prefeitura de São Paulo utilizou cones e fitas para isolar os dependentes químicos que continuam na cracolândia no quarteirão da rua Helvétia, entre a avenida São João e a alameda Barão de Campinas, nos Campos Elíseos, região central da cidade.

A ação, que contou com o auxílio da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) ocorreu na tarde desta quarta-feira (15), um dias após mais uma intervenção policial no local. Com isso, usuários de drogas e moradores de rua agora ocupam uma das pistas do lado esquerdo da via, enquanto a outra parte está liberada para o trânsito de automóveis e a passagem de pedestres.

O fluxo —como é chamada a concentração de dependentes— se instalou na rua dias depois da ação em 11 de maio que despejou o grupo que vivia na praça Princesa Isabel, na mesma região.

CET isola os usuários com cones para facilitar o trânsito de carros e pedestres
CET isola os usuários com cones para facilitar o trânsito de carros e pedestres na rua Helvétia - - Rubens Cavallari/Folhapress

A reportagem esteve no local por volta das 17h30 desta terça, quando veículos trafegavam pelo local no sentido do terminal Princesa Isabel. Pedestres, porém, seguiam evitando a rua.

Isso pode estar relacionado ao medo dos moradores em passar pelo trecho, apesar da presença de equipes da GCM (Guarda Civil Metropolitana) e da Polícia Militar. Um agente que atuava no patrulhamento classificou o isolamento como um teste.

Uma mulher de 31 anos que mora na Helvétia e pediu para não ser identificada disse que a abertura de uma faixa não vai trazer mais segurança para o local, e que vai continuar a evitar o trecho, uma vez que, quando revoltados, os usuários destroem tudo.

Para ela, o isolamento só demonstra que o grupo vai permanecer no local e não será retirado pelo poder público.

A reportagem também conversou com uma outra moradora da região, de 37 anos. Ela disse que desde que o fluxo passou a se concentrar naquele ponto, os moradores estão assustados e se sentem em cárcere privado por pouco sair às ruas, já que podem ver da janela roubos e agressões.​

Além disso, afirmou que não pretende passar de carro pela faixa aberta pela prefeitura.

Procurada, a gestão municipal não respondeu até a publicação deste texto.

Drogas apreendidas na 12ª etapa (fase 5) da Operação Caronte, na cracolândia, na rua Helvétia, no centro de São Paulo
Drogas apreendidas na 12ª etapa (fase 5) da Operação Caronte, na cracolândia, na rua Helvétia, no centro de São Paulo - Divulgação

Operação apreende drogas

Na noite desta quarta-feira (15), a Polícia Civil deflagrou a última ação da 12ª etapa (fase 5) da Operação Caronte, com o apoio da Guarda Civil Metropolitana, na cracolândia.

O objetivo da ação era cumprir mandados de prisão expedidos pelo Poder Judiciário, a partir de trabalho de inteligência e investigação do 3º DP e do 77º DP, contra traficantes de drogas que atuam na região central, principalmente junto aos "fluxos" de dependentes químicos.

O resultado da 12ª etapa ainda não foi informado, mas a Polícia Civil divulgou foto e vídeo com pedras de crack, bebidas alcoólicas e cigarros apreendidos na cracolândia.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.