Descrição de chapéu clima

Chuva pega paulistano desprevenido após sequência de dias secos e quentes

Massa de ar frio deve deixar sábado e domingo mais gelados, diz CGE

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A passagem de uma frente fria nesta sexta-feira (28) por São Paulo fez o paulistano respirar aliviado após conviver com dias secos e quentes. No entanto, pegou de surpresa quem saiu de casa sem olhar a previsão do tempo, uma vez que, pela manhã, ainda havia pequenas aberturas de sol.

A chuva, que chegou em alguns bairros pouco antes do meio-dia, interrompeu a quarta maior sequência de dias secos na capital, segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas), da Prefeitura de São Paulo.

Até então, a última precipitação significativa havia ocorrido em 10 de junho, quando foram registrados 9,2 mm.

Pedestres se protegem da chuva na rua Barão de Itapetininga, no centro de São Paulo - Bruno Escolastico/Photopress/Folhapress

Por volta das 15h, a cidade registrava média de 15°C, temperatura bem abaixo da observada no dia anterior, quando os termômetros marcaram, em média, 27°C durante à tarde. A tendência é que a noite paulistana seja ainda mais fria, 13°C.

A estudante de psicologia Gabrielle Lourenço, 18, mora em Pirituba, zona norte da capital, e diz que, não esperando a chuva, teve sua casa alagada. "Não sabia que o tempo ia virar hoje. Deixei várias coisas que não podiam molhar na garagem de casa, que alagou. Acabou estragando tudo."

Raul Gonçalves, 21, é engenheiro de software e afirma que não estava preparado para a chuva, o que lhe rendeu problemas no trabalho. "Uma amiga até me disse que iria chover, mas imaginei que seria no fim do dia. Tive complicações para me deslocar até uma reunião, o trânsito estava um caos."

Camila, 21, e a mãe, Luceni Costa, 48, não esperavam a queda de temperatura com pancadas de chuva que chegaram nesta sexta (29). Camila, que trabalha em um pet shop na zona oeste, diz que até esperava a chuva, mas não o frio: "Vim com uma blusa fina demais".

Entretanto, nem todos estavam despreparados. A analista de marketing Maria Coelho relata ter se informado na Folha sobre a frente fria que chegou. "Já aproveitei e avisei todo mundo em casa", diz.

Devido ao frio, a Defesa Civil decretou, na tarde da quinta (28), estado de alerta para baixas temperaturas.

Conforme o CGE, a frente fria deve se afastar do litoral paulista, mas uma massa de ar mais frio mantém as temperaturas baixas nos próximos dias.

No sábado (30), a previsão é de muita nebulosidade, com chuviscos isolados. O sol deve aparecer entre nuvens. A máxima pode chegar aos 18°C, enquanto a mínima será de 10°C.

A previsão para domingo (31), último do mês, é semelhante, com máxima de 22°C e mínima de 9°C.

Maior sequência de dias sem chuvas significativas em São Paulo

2012: 62 dias
2010: 50 dias
2017: 50 dias
2022: 48 dias
2018: 46 dias
2008: 41 dias

Fonte: CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.