Descrição de chapéu Folhajus aborto

Fachin manda governo explicar guia antiaborto e cita 'violação do direito das mulheres'

Ministro do STF dá cinco dias para que presidente e Ministério da Saúde se manifestem sobre cartilha que ignora a legislação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O ministro Edson Fachin, do STF (Supremo Tribunal Federal), deu cinco dias para o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o Ministério da Saúde explicarem uma cartilha da pasta que ignora a legislação brasileira sobre aborto e diz que a realização do procedimento é crime em todos os casos. Segundo o documento do governo, o que há em algumas circunstâncias é apenas o excludente de ilicitude.

na decisão, o magistrado diz ainda que que parece haver no país uma "padrão de violação sistemática do direito das mulheres" em relação à realização de aborto nos casos previstos em lei.

No Brasil, o aborto é permitido em casos de estupro, risco para a mãe e anencefalia do feto —este último foi garantido por uma decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) em 2012.

Protesto em São Paulo contra a juíza que tentou impedir uma menina de 11 anos de realizar aborto legal após ser estuprada em em Santa Catarina - Bruno Santos - 23.jun.2022/Folhapress

A cartilha do Ministério da Saúde afirma que "não existe aborto legal" no Brasil. A polêmica sobre o assunto ganhou força após o caso da juíza Joana Zimmer, que induziu uma criança de 11 anos que foi estuprada a desistir da interrupção da gravidez.

"O que existe é o aborto com excludente de ilicitude. Todo aborto é um crime, mas quando comprovadas as situações de excludente de ilicitude após investigação policial, ele deixa de ser punido, como a interrupção da gravidez por risco materno", diz o documento oficial.

O excludente de ilicitude está previsto no Artigo 23 do Código Penal e diz textualmente, diferentemente do que prega o ministério, que "não há crime" quando preenchidos seus requisitos. É o caso, por exemplo, de uma pessoa que mata outra em legítima defesa —​ela não pode ser processada por homicídio.

Quatro entidades ligadas à saúde apresentaram uma ação ao Supremo em que pedem que o texto seja suspenso e para impedir que o governo ou decisões judiciais restrinjam o aborto legal no país.

Fachin foi sorteado relator da ação. Ele pediu esclarecimentos ao Executivo, o que é praxe, mas aproveitou para antecipar sua visão sobre o tema.

"O quadro narrado pelas requerentes é bastante grave e parece apontar para um padrão de violação sistemática do direito das mulheres. Se nem mesmo as ações que são autorizadas por lei contam com o apoio e acolhimento por parte do Estado, é difícil imaginar que a longa história de desigualdade entre homens e mulheres possa um dia ser mitigada", disse.

A cartilha também coloca como limite para o procedimento a idade gestacional de 22 semanas, o que não tem amparo legal. O manual do ministério tem como "editor geral" o secretário nacional de Atenção Primária, Raphael Câmara.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.