Descrição de chapéu cracolândia

Idoso de 79 anos suspeito de mais de 40 furtos é preso na cracolândia em SP

Segundo a polícia, ele cometeu o primeiro crime em 1970; no último processo, ele disse ser inocente

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Ação da Polícia Civil na região conhecida como cracolândia, no centro de São Paulo, resultou na prisão de de um idoso de 79 anos. Segundo a corporação, ele acumula 61 processos e 40 inquéritos policiais, todos por furto, sendo o primeiro crime de 1970.

Havia um mandado de prisão expedido contra ele desde março do ano passado por furto. A polícia o encontrou durante nova fase da Operação Caronte, na alameda Barão de Piracicaba, no bairro Campos Elíseos.

A operação, realizada em parceria entre as Polícias Civil e Militar e GCM (Guarda Civil Metropolitana), visa prender traficantes que atuam nos fluxos da cracolândia.

Concentração de dependentes químicos na rua dos Gusmões, na esquina da avenida Rio Branco, no centro de São Paulo, no início deste mês - Danilo Verpa/Folhapress

O mandado de prisão contra ele foi expedido em março de 2021, pouco mais de um ano da sua condenação a 1 ano e 3 meses, de janeiro de 2020. Ao ser condenado, a juíza concluiu que ele poderia responder em liberdade, o que foi reavaliado posteriormente.

Segundo o processo, ele furtou um celular em 14 de outubro de 2016, na rua Harry Danenberg, Parque do Carmo, zona leste. À época, o idoso negou o crime e a Defensoria Pública, que o defendia, disse não haver provas do crime.

Em juízo, ele contou que, à época, era vendedor de alho e limão no terminal Itaquera. Ele relatou que, ao ser abordado, tinha R$ 786 que eram de seu benefício do INSS e do que havia vendido. Acrescentou que morava sozinho num quarto alugado e não deixava o dinheiro em casa.

Consta do processo que ele morava em uma pensão na rua Helvétia, a poucos metros de onde ocorreu sua mais recente prisão.

Segundo o delegado Roberto Monteiro, da 1ª Delegacia Seccional Centro, responsável pelas ações na cracolândia, a polícia tinha conhecimento da permanência dele no fluxo que se instalou na alameda Barão de Piracicaba, e o monitorava.

Quarto de um dos hotéis vistoriados pela polícia
Quarto de um dos hotéis vistoriados pela polícia - Polícia Civil/Divulgação

Além do idoso, a polícia prendeu uma outra pessoa, também procurada.

Durante a operação, duas pensões foram vistoriadas. Os locais abrigavam dependentes químicos e não apresentavam condições de segurança ou higiene. Foi pedida à prefeitura a interdição dos locais.

A polícia afirmou ter apreendido dezenas de cachimbos, isqueiros, duas cadernetas com anotações do tráfico, uma máquina de cartões, porções de crack e R$ 223.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.