Descrição de chapéu Obituário Lívia Patrícia de Andrade Menezes (1984 - 2022)

Mortes: Entre os sonhos, queria apoiar mulheres com câncer

Lívia Patrícia de Andrade Menezes morreu no mesmo dia em que a filha completou 12 anos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A praia de Boiçucanga, no litoral de São Paulo, era o lugar preferido da representante de vendas Lívia Patrícia de Andrade Menezes. "Ela sempre adorou o mar", diz a mãe, a professora de português Renata Gonçalves de Andrade Menezes.

Mais velha de três irmãs, Lívia nasceu no dia 7 de fevereiro de 1984 em Guarulhos e morou praticamente a vida toda na cidade da Grande São Paulo.

A mãe conta que, na infância, a filha já se mostrava generosa e inteligente, mas também prezava muito pela sua liberdade. Embora não fosse muito fã da rotina escolar, Lívia era querida pelos professores e gostava de participar das feiras culturais.

Lívia Patrícia de Andrade Menezes (1984-2022)
Lívia Patrícia de Andrade Menezes (1984-2022) - Arquivo pessoal

Sociável, mantinha diferentes grupos de amigos e não recusava uma festa. "Ela adorava se arrumar, colocar um salto alto. Gostava muito de ir para as baladas", diz a mãe.

Aos 26 anos, Lívia se tornou mãe de Ana Luiza Menezes Bianchin. "A chegada da Ana foi de muito alegria para a toda família", afirma Renata.

Lívia gostava de moda e trabalhou em diferentes funções nesse segmento, entre os quais representante de vendas e produtora de fotos de catálogos de roupas.

Os amigos destacam que ela era das mais animadas da turma. Torcedora fanática do São Paulo, gostava de ir ao estádio do Morumbi para ver o time jogar.

No ano passado, Lívia foi diagnosticada com um câncer no ovário com metástase em outros órgãos. Foi submetida a cirurgia e quimioterapia.

Neste ano, novos tumores apareceram, mas ela se mantinha otimista.

A amiga Érika Oliveira de Paula diz que um dos planos de Lívia era criar uma ONG para apoiar mulheres com câncer e alertar sobre os sintomas da doença. "Ela tinha muita sede de viver e muita sede de ajudar outras pessoas", afirma.

Lívia morreu na madrugada do dia 20 de junho, dia em que a filha, Ana Luiza, completou 12 anos. Além da menina, ela deixa os pais, Renata e Marco Antônio Vidal, e duas irmãs mais novas, Ana Clara e Yara.

No último domingo (17), familiares e amigos da representante de vendas foram até Boiçucanga para homenageá-la.

"Jogamos as cinzas dela ao mar. Foi um momento bonito e triste, mas tenho certeza de que aqui é o lugar que ela gostaria de estar", afirma Renata.

coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.