Descrição de chapéu Obituário Luciana Bistane (1959 - 2022)

Mortes: Formou uma geração de jornalistas e ganhou prêmios na TV

Luciana Bistane foi editora de programas como Jornal Hoje e Jornal da Globo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A jornalista Luciana Bistane fez jus à profissão. Contou histórias difíceis e, como diz o jargão jornalístico, sujou os sapatos nas suas idas e vindas da rua, o lugar onde está a notícia que impacta diretamente a vida de milhares de pessoas. Ela morreu no último dia 4 de julho após 20 anos convivendo com o câncer de mama.

"Passamos 2021 inteiro em Portugal. Minha irmã mora lá e estava grávida. A minha mãe queria acompanhar esse momento. Foi muito gostoso, porque estivemos as três juntas e ela pôde ver a neta nascer", diz Luiza Bistane Spetic, 21, filha da jornalista.

Luciana Bistane (1959 - 2022)
Luciana Bistane (1959 - 2022) - Arquivo pessoal

Luciana cresceu ouvindo histórias. Nascida em Ribeirão Preto, é a irmã do meio dos cinco filhos de uma professora de alfabetização e de um vendedor itinerante. Decidiu ser jornalista.

"Quando soube que ela queria ser jornalista, meu avô disse 'filha, seus irmãos vão enriquecer e você ficará pobre, não faça jornalismo. Essa é uma profissão de homens e não vale a pena'", conta Luiza. "E ouviu tudo o que meu avô tinha para dizer e respondeu 'bom, é isso que eu vou fazer'."

Formada na Unaerp (Universidade de Ribeirão Preto), na década de 1980 Luciana começou a trabalhar como repórter na TV Manchete. Ela deixou o emprego para fazer intercâmbio de um ano na França e na Espanha. De volta ao Brasil, conheceu o primeiro marido, com quem teve a filha mais velha, Luana Bistane da Cunha, 35.

Por cerca de quatro anos, a jornalista não trabalhou fora e se dedicou a cuidar da filha. A volta às redações de jornais televisivos aconteceu após o divórcio. Luciana se mudou para Belo Horizonte, onde atuou como chefe de reportagem do MGTV, da Rede Globo. Passou três anos em Minas Gerais e então foi transferida para São Paulo.

Foi na Globo, em 1998, que conheceu o segundo marido e pai de Luiza. O relacionamento chegou ao fim pouco tempo após o nascimento da filha, em 2000.

Em São Paulo, ela trabalhou como editora do Jornal Hoje, do Jornal da Globo e do Fantástico.

Luciana escreveu o livro "Jornalismo de TV", trabalhou como professora de jornalismo na PUC Minas (Pontifícia Universidade Católica) e na Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo, formando uma geração de jornalistas.

Ela ganhou dois prêmios Vladimir Herzog em sua carreira, um deles por uma reportagem que revelou agressões de policiais a crianças em situação de rua do centro de São Paulo.

Deixa duas filhas e uma neta, Beatriz.

coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.