'Perda total', diz padre de templo ortodoxo em São Paulo atingido por incêndio

Padre teme que o prédio vizinho onde o fogo começou desabe

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Pouco sobrou do teto e do que havia dentro da Paróquia Ortodoxa Antioquina da Anunciação a Nossa Senhora, na rua Cavalheiro Basílio Jafet, no centro de São Paulo, atingida por um incêndio que teve início da noite deste domingo (10).

"Danos totais. Tudo foi queimado e o teto desabou. Sobrou apenas parte do altar", diz o padre Dimitrios Attarian, 60. A paróquia é o primeiro templo ortodoxo do Brasil, fundado há 120 anos, em 1902, segundo ele.

"Não sabemos se haverá maior dano, porque, se o prédio do incêndio desabar, não sobrará nada da igreja", acrescentou o padre, que vê a perda como irreparável. "Podemos até reconstruí-la, mas isso não trará o acervo de volta."

Igreja, ao fundo, atingida por incêndio na noite de domingo (10); imóvel fica na região da rua 25 de Março, no centro de São Paulo - Danilo Verpa/Folhapress

O incêndio começou por volta das 21h deste domingo (10) em um prédio comercial, de dez andares, no número 78 da rua Comendador Abdo Schahin.

O porta-voz do Corpo de Bombeiros, André Elias, afirma que ainda não é possível dizer em que andar o incêndio começou. "Trabalhamos com a hipótese de que foi nos andares inferiores, mas todos os andares foram atingidos."

O fogo se alastrou e atingiu outros imóveis do quarteirão: um na rua Cavalheiro Basílio Jafet; outro em que funciona a loja Matsumoto, na rua Barão de Duprat; e a paróquia.

Prédio em chamas na região da rua 25 de Março, nesta segunda (11)
Prédio em chamas na região da rua 25 de Março, nesta segunda (11) - Isaac Fontana/CJPress/Agência O Globo

O teto e a estrutura interna da loja Matsumoto desabaram.

Os bombeiros trabalharam durante toda a madrugada e a manhã desta segunda (11) para conter as chamas.

Dois integrantes da corporação sofreram queimaduras de segundo grau causadas por uma explosão —um deles teve 36% do corpo queimado. O estado de saúde deles é considerado estável.

Na tarde desta segunda (11), ainda havia focos de incêndio isolados e, segundo os bombeiros, apesar de controlado, o fogo não foi extinto. Os trabalhos devem seguir noite adentro e podem chegar a manhã da terça (11).

A Polícia Civil apura as causas do incêndio. Uma testemunha, que mora perto do local, disse a investigadores que ouviu uma explosão e, quando olhou pela janela, viu a fumaça saindo pelas janelas.

Suspeita-se que o incêndio tenha começado no altura do terceiro andar do prédio da rua Comendador Abdo Schahin.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.