Polícia abre inquérito para investigar abandono de incapaz da mulher da casa abandonada

Irmã da moradora disse em depoimento que imóvel teria sido alvo de um tiro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Polícia Civil de São Paulo instaurou um inquérito para apurar um possível abandono de incapaz de Margarida Bonetti, que tem sua história contada pelo podcast A Mulher da Casa Abandonada, da Folha. O procedimento foi aberto no início deste mês, depois que a série já tinha ido ao ar.

A investigação policial teve início depois que vizinhos do imóvel onde ela mora, em Higienópolis (no centro de São Paulo), ligaram para diversas delegacias afirmando que uma pessoa que apresentava problemas de saúde mental estava no local e precisava de ajuda.

Bonetti é suspeita de ter mantido por quase 20 anos uma empregada em condições análogas à escravidão nos EUA. No final dos anos 1990, quando a polícia americana investigava o caso, ela deixou o país e se fixou na casa de sua família em Higienópolis, onde mora até hoje.

A capa do podcast tem o desenho de um casarão, em branco e preto. A imagem escorre até o nome do programa: A Mulher da Casa Abandonada
O podcast A Mulher da Casa Abandonada investiga a vida de uma brasileira procurada pelo FBI - Editoria de Arte

O episódio mais recente do podcast mostra que ela e outros herdeiros atualmente brigam na Justiça pelo imóvel.

O delegado Roberto Monteiro, da 1° Delegacia Seccional Centro, afirmou que uma irmã de Bonetti já foi ouvida pela polícia. No depoimento, ela disse que um tiro foi disparado contra a casa.

O delegado disse que a polícia ainda não conseguiu entrar no imóvel, mas que assim que isso acontecer, irá requisitar uma perícia do Instituto de Criminalística para confirmar se houve realmente um tiro contra a residência.

Segundo o inquérito, policiais já foram até o endereço e constataram que a casa está em "estado de abandono, com vasta vegetação cobrindo a entrada do imóvel, que estava fechado".

Ainda segundo relato dos investigadores, foi possível notar que havia uma luz acesa na casa, mas ninguém respondeu os policiais.

Vizinhos e conhecidos da família também já foram ouvidos, mas a própria Bonetti ainda não prestou depoimento.

Seis episódios do podcast estão disponíveis nas principais plataformas de áudio, como Spotify, Apple Podcasts e Deezer. Todas as quartas-feiras, às 7h , um novo episódio vai ao ar, até 20 de julho.

O podcast é apresentado e escrito por Chico Felitti, autor do livro "Ricardo & Vânia", que narra a história de vida de um artista de rua conhecido como Fofão da Augusta, e que foi finalista do Prêmio Jabuti de 2020. Felitti também criou e apresenta "Além do Meme", série documental em áudio exclusiva do Spotify —eleita o Podcast do Ano pelo Prêmio Splash UOL em 2020.

A série tem participação da atriz e dramaturga Renata Carvalho, que interpreta em português as entrevistas feitas em inglês, e de Magê Flores, que apresenta o Café da Manhã, podcast diário da Folha, e também coordena a produção de A Mulher da Casa Abandonada. A edição de som do podcast é de Luan Alencar, e a produção é de Beatriz Trevisan e Otávio Bonfá.

O podcast é uma reportagem que se baseou em registros de um caso de notório interesse público, procurou ouvir todos os envolvidos e deu espaço às versões dos que se manifestaram. A série não é uma investigação policial nem um processo judicial. A Folha condena qualquer tipo de agressão e perseguição contra as pessoas retratadas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.