Descrição de chapéu Rio de Janeiro

Complexo do Alemão: Veja quem são os mortos

Operação de quinta-feira resultou na morte de 17 pessoas, incluindo um PM e uma mulher que passava de carro na região

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

A Polícia Civil identificou as 15 pessoas que afirma serem suspeitas e que foram mortas em operação nesta quinta-feira (21) no Complexo do Alemão, zona norte do Rio de Janeiro.

Segundo a polícia, elas foram mortas em confronto. Na operação morreram ainda um policial militar e uma mulher que passava por uma das vias de acesso ao complexo, também já identificados.

Moradores retiram corpo de homem baleado durante operação policial no Complexo do Alemão, na zona norte do Rio de Janeiro - Eduardo Anizelli/Folhapress

O cabo Bruno de Paula Costa, 38, foi baleado enquanto estava trabalhando, em ataque à base da UPP Nova Brasília. Ele ingressou na polícia em 2014, era casado e deixa dois filhos com diagnóstico de transtorno do espectro autista.​

A mulher baleada na quinta-feira foi identificada como Leticia Marinho, 50. Ela foi atingida por um tiro enquanto passava de carro com o namorado pela avenida Itaoca, um dos principais acessos ao Alemão. Ela era pastora, deixa três filhos e duas netas.

Na manhã desta sexta (22), mais uma mulher foi baleada e morreu. Solange Mendes da Silva foi levada para o Hospital Estadual Getúlio Vargas, mas não resistiu. Segundo a polícia, a vítima foi encontrada ferida depois de um ataque a uma das bases da UPP Nova Brasília por criminosos.

Entre as 15 pessoas que teriam morrido em confronto, a Polícia Civil diz que 10 têm antecedentes criminais. Segundo a corporação, três tinham mandados de prisão pendentes.

Na quinta, a polícia havia divulgado a morte de mais um homem, mas nesta sexta esclareceu que se tratava de um ferido que foi preso em flagrante: Roberto de Souza ​Quimer.

Ao todo, o número de mortos no Complexo do Alemão na quinta e na sexta-feira chega a 18.


Veja quem são os mortos em operação no Complexo do Alemão

1. Anderson Luiz Bezerra Fonseca

2. Bruno Luiz Soares da Silva

3. Bruno Neves Leal

4. Bruno de Paula Costa, 38 - cabo da UPP Nova Brasília. Ingressou na polícia em 2014, era casado e deixa dois filhos

5. Diego Barbosa da Silva

6. Emerson de Souza Teixeira

7. Emerson José Costa Junior

8. Fernando Nascimento da Silva

9. Gabriel Farias da Silva

10. Jhonathan Vitor Ferreira Nunes

11. Letícia Marinho Sales, 50 - atingida enquanto passava de carro em acesso ao Alemão. Era pastora, vivia no barro do Recreio (zona oeste) e mantinha uma pensão em que fazia quentinhas. Deixa duas filhas e duas netas.

12. Luan de Araujo Rosário

13. Luiz Cláudio Rozendo Lopes Júnior

14. Marcos Paulo Nascimento da Silva

15. Rafael Correia de Melo

16. Wanderlei Gomes de Lacerda

17. Wellington Moura da Silva Júnior

Morte após a operação:

18. Solange Mendes da Silva - atingida nesta sexta (22)


Segundo a Polícia Civil, durante a operação foram apreendidos um fuzil metralhador .50, quatro fuzis, duas pistolas, nove carregadores de fuzil, 56 artefatos explosivos e grande quantidade de drogas.

As investigações estão em andamento na Delegacia de Homicídios da Capital. Agentes e testemunhas estão sendo ouvidos e as armas foram encaminhadas para perícia.

Considerando apenas os mortos nesta quinta-feira, a operação no Alemão foi a quinta mais letal da história do Rio de Janeiro, segundo levantamento do Geni (Grupo de Estudos dos Novos Ilegalismos) da UFF (Universidade Federal Fluminense). Entre as cinco, três ocorreram no governo de Cláudio Castro (PL), que endossou a ação nas redes sociais.

Erramos: o texto foi alterado

Dezessete pessoas morreram na operação policial realizada no Complexo do Alemão, não 18, como a polícia havia dito nesta quinta.

 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.