Religiosos e políticos prestam homenagem a dom Cláudio Hummes

Arcebispo emérito de São Paulo morreu nesta segunda-feira (4) aos 87 anos; ele sofria de câncer de pulmão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A morte do arcebispo emérito de São Paulo dom Cláudio Hummes nesta segunda-feira (4) mobilizou religiosos e políticos a prestar homenagens ao cardeal.

Em sua conta no Instagram, o padre Júlio Lancellotti postou uma foto antiga ao lado de Hummes na Pastoral do Povo de Rua.

Entrevista coletiva no Colegio Pio Brasileiro em Roma dos quatro cardeais brasileiros que participaram do Conclave para a escolha do novo Papa
Dom Cláudio Hummes morreu aos 87 anos - Lalo de Almeida 6.nov.11/Folhapress

Em nota, o arcebispo dom Odilo Scherer afirmou que o cardeal passava por "prolongada enfermidade, que suportou com paciência e fé em Deus".

A Canção Nova também o homenageou e escreveu em nota "agradecemos a Deus o dom da vida de Dom Cláudio para a Igreja do Brasil e do mundo".

A morte do religioso foi lamentada por outras personalidades nas redes sociais. O governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), escreveu "que sua trajetória de dedicação a Deus e ao povo continue a nos servir de exemplo e inspiração".

Os candidatos ao governo de São Paulo Fernando Haddad (PT) e Tarcísio de Freitas (Republicanos) também prestaram condolências nas redes sociais.

"Fica seu exemplo de fraternidade e amizade social que não se limitou a palavras", escreveu Haddad.

"Dom Cláudio Hummes nos deixa o exemplo de uma vida dedicada a servir ao próximo", escreveu o candidato do Republicanos.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também se manifestou. Os dois tinham uma relação próxima desde os anos 1970, quando o petista presidiu o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e o religioso era bispo de Santo André. "Seu amor incondicional ao próximo levou-o a se colocar sempre ao lado dos pobres, mesmo nas situações mais adversas", escreveu.

O perfil do sindicato também homenageou o cardeal no Twitter. Hummes deu apoio ao movimento da entidade durante a ditadura militar. "Foi com muita tristeza que a direção dos Metalúrgicos do ABC recebeu nesta segunda, dia 4, a notícia de falecimento do Cardeal franciscano Cláudio Hummes".

O senador Paulo Paim (PT-RS) também prestou homenagem ao cardeal. " Dom Cláudio Hummes foi um dos mais notáveis homens do seu tempo."

O senador José Serra (PSDB-SP) escreveu: "Sua sede por justiça social e defesa dos mais necessitados sempre nos serviu de exemplo."

Veja a repercussão abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.