Descrição de chapéu cracolândia

Sucesso de operações na cracolândia é medido por queda de usuários, diz governador

Sem citar números, Rodrigo Garcia (PSDB) diz que número de dependentes no centro de SP caiu e que reforçará proteção a comerciantes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), disse nesta quinta (7) que o resultado das operações policiais que têm causado a dispersão do fluxo da cracolândia pelo centro da capital pode ser medido pela redução do número de dependentes químicos nas ruas.

"Nós temos muito menos dependentes químicos [na região] hoje do que tínhamos no começo do ano. É uma luta permanente. A polícia vai continuar agindo para prender os traficantes. Vamos continuar agindo para proteger os comerciantes da região, porque não podemos ficar assistindo a cenas como a que vimos ontem", declarou, sem citar números.

Rodrigo Garcia se referia aos saques e ao quebra-quebra provocados por dependentes químicos e moradores de rua que aconteceram na região da Santa Ifigênia nesta quarta (6).

Governardor Rodrigo Garcia em evento de entrega de 52 novas viaturas da Policia Militar em São José do Rio Preto
Governardor Rodrigo Garcia em evento de entrega de 52 novas viaturas da Policia Militar em São José do Rio Preto - Divulgação/Governo de São Paulo

Nesse dia, o governador estava em um evento a cerca de 500 metros do local onde vendedores da região usaram pedaços de madeira e pedras, além de trocar socos e chutes com frequentadores da cracolândia, para defender o comércio de saques. Garcia diz ter determinado reforço do policiamento na região.

As operações policiais no centro da cidade contra o tráfico de drogas estão nas etapas finais, segundo o governador. Também sem citar números, ele disse que, com a prisão de traficantes, a busca de dependentes químicos por tratamento "cresceu muito".

Em nota enviada à reportagem nesta quarta (6), a Prefeitura de São Paulo afirmou que, entre 25 de março e a última segunda (4), servidores registraram mais de 11 mil abordagens na região, que resultaram em cerca de 2.800 encaminhamentos.

O texto da gestão Ricardo Nunes (MDB) diz ainda que "as ações são realizadas sempre com o objetivo de proporcionar acesso à rede de serviços socioassistenciais e às demais políticas públicas, bem como desencadear o processo de saída das ruas e promover o retorno familiar".

Protesto de lojistas

Após os confrontos na Santa Ifigênia, lojistas protestaram nesta quinta contra a fixação do fluxo —aglomeração de usuários— da cracolândia no local.

Pelo menos uma loja e uma banca de jornais foram saqueadas na quarta. Vídeos mostram o arrombamento da porta de ferro da loja e o momento em que os dependentes químicos e moradores de rua que frequentam o fluxo invadem o local.

O governador prometeu nesta quinta "reforçar o apoio aos comerciantes", junto com a GCM (Guarda-Civil Metropolitana), da prefeitura.

Além disso, como a Folha mostrou, a Polícia Civil deve mudar o enfoque de suas ações na região. Até então voltada apenas a sufocar o tráfico na cracolândia, a operação Caronte —que começou em abril de 2021— irá atuar agora também para dar apoio às ações de assistência social e de saúde do município.

A falta de drogas decorrente das recentes prisões de traficantes é a explicação da polícia para a confusão envolvendo os usuários.

Entre as prisões em flagrante por tráfico de drogas, a operação Caronte chegou a dois suspeitos de integrar a facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital) e de gerenciar o comércio de entorpecentes na cracolândia.

Preso na última quarta-feira (29), Adilson Gomes da Silva, 42, o Deco, foi quem definiu o esquema de alugar espaços para os interessados montarem barracas e venderem as drogas, segundo a Polícia Civil.

Na semana anterior, foi anunciada a prisão de Anderson Mendes Machado, o Sistemático, responsável por fiscalizar as regras impostas pelo PCC na região central, segundo a Polícia Civil. O homem foi encontrado em um dos quartos de hotel localizado na avenida Rio Branco.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.