Vídeo mostra homem sendo espancado na cracolândia, em SP

Vítima foi socorrida para a UBS Jaçanã; vizinhos relatam violência maior na região

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Um homem foi espancado na madrugada desta sexta-feira (1) na alameda Barão de Piracicaba, nos Campos Elíseos, onde fica uma das concentrações da cracolândia na região central de São Paulo. Vídeos gravados por moradores da região mostram o homem deitado no chão, enrolado em um cobertor, sendo atingido por pedaços de madeira, em meio a gritos.

A Polícia Militar afirmou que o agredido foi socorrido à UBS Jaçanã. Seu estado de saúde não foi divulgado.

Segundo um vizinho, o grupo estava desde 3h30 gritando, cantando e dançando. Em seguida, a briga começou.

Dependentes químicos que ocupavam a rua Helvétia agora estão na avenida rio Branco - Ronny Santos/Folhapress

De acordo um dos moradores que testemunhou o espancamento, os usuários de drogas estão mais agressivos após ação da polícia e da prefeitura no dia 11 de maio na praça Princesa Isabel, onde ficava o fluxo, como é conhecida a região em que ocorre o consumo de drogas ao ar livre.

Para esse morador, que pediu para não ser identificado, o clima na região ficou mais pesado com a criação de "minicracolândias".

Segundo o boletim de ocorrência sobre o caso, policiais foram acionados pelo telefone 190, para atender uma ocorrência de agressão. Assim que chegaram ao local, os PMs relataram que vários indivíduos correram ao avistar a viatura, ficando somente um homem de 34 anos, que estava deitado, reclamando de forte dores na cabeça, alegando que tinha sido agredido.

O homem recusou ser encaminhado para o hospital, conforme os PMs.

No entanto, um pouco mais adiante, um outro homem, de 40 anos, foi encontrado com ferimentos. Ele estava com um corte na altura da costela esquerda, sangrando e apontando o homem que reclamava de dores na cabeça como autor do ferimento, o qual o havia acertado com uma faca.

Enquanto o homem esfaqueado foi conduzido para a UPA Jaçanã, na zona norte, o autor da facada foi conduzido para o 77° DP (Santa Cecília). Lá, ele contou que estava caminhando pela rua, quando dois homens se aproximaram, aparentando intenção de roubá-lo. Em seu depoimento, ele disse que nesta hora "deu uma de maluco", mas os homens começaram a lhe agredir e que, depois, outras pessoas se aproximaram e agrediam ainda mais.

Enquanto era agredido, ele avistou uma faca no chão e, para se defender, pegou o objeto e acertou um golpe em um dos agressores.

Como não foi possível ouvir a versão do homem esfaqueado, já que se encontrava em observação até a elaboração do boletim de ocorrência, o delegado responsável decidiu liberar o autor da facada.

Nesta quinta (30), os dependentes químicos escolheram um trecho da avenida Rio Branco, uma das principais da capital, como novo fluxo. Eles se concentraram entre as ruas dos Gusmões e General Osório, nos Campos Elíseos.

Homens e mulheres bloquearam a calçada onde antes existia uma concessionária de veículos, que está desativada.

Em nota, a Prefeitura de São Paulo disse que "está atenta às movimentações no território, que estão muito dinâmicas, e está trabalhando para reduzir ao máximo o incômodo aos vizinhos e ao comércio", além de afirmar que a GCM patrulha ostensivamente a área.

A Secretaria de Segurança Pública afirmou que, em uma reunião com representantes da prefeitura e de moradores da Santa Cecília, ficou acertado que a PM intensificará o policiamento na região.

Também disse que a Polícia Civil tem efetuado investigações para identificar traficantes e que, de julho do ano passado para cá, houve a prisão de 112 pessoas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.