Descrição de chapéu Rio de Janeiro

Paciente que acusa cirurgião de cárcere faz operação para retirar necrose no Rio

Daiana Cavalcanti removeu tecidos nos seios e na barriga; ela aponta complicações de uma abdominoplastia feita por Bolívar Guerrero, que está preso

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

A paciente Daiana Cavalcanti, 36, que acusa o cirurgião Bolívar Guerrero Silva de tê-la mantido em cárcere privado em um hospital na Baixada Fluminense, passou por uma cirurgia na última quinta-feira (11) para retirar tecidos necrosados dos seios e da barriga.

A mulher está internada desde o dia 21 de julho no Hospital Federal de Bonsucesso, na zona norte do Rio, para onde foi encaminhada após a prisão do médico. Procurada, a instituição confirmou a cirurgia e disse que a paciente vem evoluindo bem em seu tratamento, mas não forneceu detalhes.

Em março, ela realizou uma abdominoplastia com o cirurgião no hospital particular Santa Branca, em Duque de Caxias, e, após complicações, relatou à polícia ter permanecido na unidade de saúde contra a própria vontade porque Silva não a liberava.

Homem branco vestindo blusa verde em frente a um funco branco com touca cirúrgica para cobrir os cabelos pretos
O médico Bolívar Guerrero Silva está preso suspeito de manter uma paciente em cárcere privado em um hospital particular na Baixada Fluminense - Reprodução / TvGlobo

O médico está preso desde o dia 18 de julho. ​Depois da repercussão do caso, pelo menos 30 mulheres foram à Deam (Delegacia de Atendimento à Mulher) para denunciar o cirurgião por suposto erro médico. À Folha algumas relataram que ficaram deformadas e com sequelas após terem sido operadas por Silva.

O cirurgião nega o cárcere e diz que não liberou a paciente porque ela não tinha assinado um termo de responsabilidade. Procurado, o advogado de Renato Darlan, que prestou assistência jurídica ao médico no início da caso, não está mais acompanhando o processo.

A defesa de Cavalcanti entrou na Justiça com um pedido de reparação por danos morais no valor de R$ 200 mil contra o Hospital Santa Branca e contra Silva.

Em 23 de julho, ela já havia passado por um procedimento cirúrgico para reparar os pontos na barriga que estavam em processo de necrose.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.