Adolescente armado invade escola, dispara contra alunos e mata estudante na Bahia

Vítima tinha 19 anos e era cadeirante; atirador foi ferido por um tiro e levado para um hospital na cidade de Barreiras

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Salvador

Um adolescente de 14 anos armado com um revólver e armas brancas invadiu uma escola, atirou contra estudantes e matou uma aluna na manhã desta segunda-feira (26) na cidade de Barreiras, a 875 km de Salvador.

A vítima do ataque foi identificada como Geane de Silva de Brito. Ela tinha 19 anos, era aluna da escola e cadeirante.

O autor dos disparos também é aluno da escola. Segundo a prefeitura, ele havia sido transferido de uma unidade de ensino de Brasília em maio deste ano. Considerado um aluno irregular, costumava faltar às aulas com frequência.

Fachada da Escola Municipal Eurides Sant'Anna, em Barreiras (BA)
Jovem armado dispara contra alunos e mata estudante na Escola Municipal Eurides Sant'Anna, em Barreiras (BA) - Prefeitura de Barreiras / Divulgação

O caso aconteceu por volta das 7h20 desta segunda na Escola Municipal Eurides Sant'Anna, unidade de ensino militarizada e gerida em parceria entre a Polícia Militar da Bahia e a Prefeitura de Barreiras.

A Polícia Militar disse, em nota, que o jovem pulou o muro da escola e atingiu a estudante com golpes de arma branca e um disparo de arma de fogo. A vítima morreu no local.

Na tentativa de fuga, o autor dos disparos foi atingido por um tiro que partiu de uma outra pessoa.

Ele foi levado em uma ambulância do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) para o Hospital Geral do Oeste. Não há informações sobre o seu estado de saúde.

Segundo a polícia, foram encontrados com ele um revólver calibre 38, duas armas brancas e um objeto que aparenta ser uma bomba caseira. O material foi apreendido.

Antes do ataque, o adolescente disse uma rede social o que faria.

"Irá acontecer daqui quatro horas e eu estou bem de boa. Estou tão calmo, nem parece que irei aparecer em todos os jornais", afirmou o adolescente em sua última postagem no Twitter.

O atirador também publicou uma carta de despedida na última quinta (22) e postou mensagens em que disse que "o dia do massacre está chegando" e dava a entender que estaria morto nos próximos dias.

As postagens foram feitas em uma conta no Twitter com um pseudônimo, mas a autenticidade foi confirmada à Folha por pessoas ligadas à investigação. A conta foi suspensa pelo Twitter por violar as regras da rede social.

Nas mensagens, ele também aparece em fotos usando uma touca ninja e segurando uma faca, afirma que a escola não tinha câmeras de videomonitoramento e que tinha feito uma bomba caseira com pregos.

Nas redes, o rapaz também propagava discurso de ódio contra gays, lésbicas e nordestinos. Também dizia ser um ser superior.

"Sai da capital do Brasil para o ‘merdeste’ e nunca pensei que aqui fosse tão repugnante. Lésbicas, gays e marginais aos montes, acham que são dignos de me conhecer e conhecer minha santidade. Os farei clamar pela minha misericórdia, sentirão a ira divina", afirmou.

O jovem também participava de comunidades e fóruns em que se discutiam crimes notórios e assassinos em série.

Em nota, a Secretaria de Segurança pública da Bahia disse que os perfis em redes sociais do adolescente serão analisados pela Polícia Civil, que também investiga o acesso do garoto à arma de fogo.

"Solidarizo-me com a família da estudante e a todo o corpo estudantil nesse momento trágico. Determinei prioridade na elucidação desse caso, até para que evitemos novos episódios", disse o secretário estadual de Segurança Pública, Ricardo Mandarino.

O secretário afirmou que casos como este se devem, em parte, à política de facilitar a compra de armas: "Estamos importando o que há de pior nos Estados Unidos, em matéria de segurança pública. Essa cultura armamentista, que muito tem infelicitado o país irmão, com a alta incidência de homicídios por motivos fúteis".

O caso está sendo investigado pela Polícia Civil da Bahia, que confirmou que o autor dos disparos é menor de idade e já foi apreendido.

Em nota, a Prefeitura de Barreiras classificou o caso de "inesperada tragédia". Também informou que está prestando apoio e assistência aos estudantes e seus familiares e se solidarizou com a família da aluna assassinada.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.