Alagoas é onde mais se passa fome no país; veja a situação em cada estado

Insegurança alimentar grave é maior no Norte e no Nordeste; em SP, são 6,8 milhões de pessoas famintas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo e Maceió

Alagoas é o estado em que há maior proporção de pessoas passando fome no Brasil. No estado de origem do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que indicou mais de R$ 300 milhões em emendas parlamentares do chamado orçamento secreto, nos últimos dois anos, 36,7% das pessoas não têm acesso a alimentos em quantidade suficiente.

A proporção de alagoanos famintos é duas vezes a média nacional (15,5%), de acordo com dados do 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, que divulgou informações sobre segurança alimentar por estado nesta quarta-feira (14).

Em 2018, 5,8% dos brasileiros passavam fome. Em 2020, essa parcela subiu para 9% e, em 2022, chegou aos atuais 15,5%, que representam 33 milhões de brasileiros. Hoje, a fome ronda 1 a cada 3 famílias brasileiras com crianças de até dez anos.

Cartaz exibido por manifestante durante ato em São Paulo, em abril deste ano - Nelson Almeida - 9.abr.22/AFP

No ranking da fome, a insegurança alimentar grave de Alagoas é seguida daquela do Piauí (34,3%), Amapá (32%), Pará (30%), Sergipe (30%) e Maranhão (29,9%).

No outro extremo, bem abaixo da média nacional de famintos, estão Santa Catarina (4,6%), Minas Gerais (8,2%), Espírito Santo (8,2%), Paraná (8,6%) e Mato Grosso do Sul (9,4%).

"Os resultados refletem as desigualdades regionais e evidenciam diferenças substanciais entre os estados de cada macrorregião do país", aponta Renato Maluf, coordenador da Rede Penssan (Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional), responsável pela pesquisa, executada pelo Instituto Vox Populi.

O dado sobre Alagoas revela grande vulnerabilidade de um estado cujos representantes políticos ocuparam, na história recente, a presidência da Câmara e do Senado (caso do senador Renan Calheiros).

A representação dos interesses dos alagoanos nos postos mais altos do Legislativo, no entanto, não se converteu em garantia de comida no prato, seja pela dinâmica econômica ou por meio de assistência social. Alagoas também é o berço político do ex-presidente Fernando Collor.

É o caso de Valquíria Alfredo dos Santos, 23, que segurava a filha Qemilli, 1, quando aceitou receber a reportagem em sua casa em Maceió. A casa não tem banheiro. A família faz as necessidades fisiológicas em sacolas e descarta à distância, ainda dentro da comunidade Vila Emater 2, que surgiu no entorno do antigo lixão de Maceió.

Mãe de mais duas meninas, de 5 e 7 anos, ela havia pulado o café da manhã e recebeu uma doação almoçar e seguir o dia. Não tinha mistura (carne vermelha, peixe ou frango) para o jantar.

"Eu nunca tive trabalho com [registro em] carteira. Meu esposo, sim, mas hoje ele vive de 'bicos' como catador. Aqui na geladeira nós só temos água e um pote de manteiga que pegamos na rua", conta ela.

Valquíria Alfredo dos Santos, com a filha Qemilli, mostra geladeira vazia em sua casa em Maceió - Itawi Albuquerque/Folhapress

Mesmo diante da geladeira vazia, Valquíria sonha em dar uma vida melhor para as três filhas. Sua atual definição de vida melhor é: "ter um almoço e um jantar" para receber as filhas. "Mas estamos mandando currículos, e ninguém nunca nos chamou."

O temor dela é que a bebê reviva a sua história, que Valquíria já repetiu da própria mãe, a catadora Célia Maria dos Santos, 49. Célia costuma tomar café da manhã na cooperativa em que trabalha, mas volta do expediente sem almoçar. É a rotina de domingo a domingo, ela diz, recebendo um salário mínimo. Ela vive com o companheiro, Carlos Alexandre, e tem dez filhos e 27 netos.

Rosali Alexandre de Souza, 47, sofreu com as fortes chuvas que atingiram Alagoas e outros estados do Nordeste. Perdeu o barraco e não há dinheiro para levantar uma nova estrutura. A visita da Folha foi intermediada pela Casa Tuca, uma das ONGs que distribuem cestas básicas e doações.

"Não existe carne de boi para a gente. Ainda é possível comer frango, mas é mais salsicha. O pessoal pegava muito as ossadas", conta Rosali.

Ao andar pelas ruas de Maceió, como de muitas outras capitais brasileiras, é possível encontrar pessoas exibindo placas em que pedem ajuda e alegam estar com fome.

Atualmente, 33 milhões de pessoas passam fome no país, segundo resultado do mesmo inquérito divulgado em junho. O marco representa um retrocesso de 30 anos na política de segurança alimentar brasileira. Em 1993, eram 32 milhões de pessoas sem comida no prato, segundo dados semelhantes do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) –a população brasileira então era 27% menor que a de hoje.

De acordo com a primeira etapa da pesquisa da Rede Penssan, divulgada em junho, 1 a cada 3 brasileiros já fez alguma coisa que lhe causou vergonha, tristeza ou constrangimento para conseguir alimento.

O estudo realizou entrevistas em 12.745 domicílios, em áreas urbanas e rurais de 577 municípios, distribuídos nos 26 estados e no Distrito Federal. A Segurança Alimentar e a Insegurança Alimentar foram medidas pela Escala Brasileira de Insegurança Alimentar (Ebia), também utilizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), tentou relativizar o levantamento que apontou a volta do Brasil para o mapa da fome, amparado por um contestado estudo do atual presidente do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), Erik Figueiredo, que sugere que não haver restrições no acesso a alimentos no país, questionado pelo próprio corpo técnico do Ipea, que pede a investigação do presidente por desrespeitar protocolos para a publicação de estudos conduzidos pelos servidores da casa.

Segurança alimentar é a situação em que há acesso pleno e estável a alimentos em qualidade e quantidade adequados.

Já a insegurança é dividida em três categorias: leve (quando o temor de faltar comida leva a família a restringir a qualidade dos alimentos), moderada (sem qualidade, há alimentos em quantidade insuficiente para todos) e grave (quando ninguém acessa alimentos em quantidade suficiente e se passa fome).

Segundo os novos dados divulgados, as populações do Norte e do Nordeste são as que mais passam fome no país, proporcionalmente, enquanto, em números absolutos, a região Sudeste, por ser mais populosa, é aquela que mais concentra pessoas famintas. Em São Paulo, são 6,8 milhões de pessoas com fome. No Rio, 2,7 milhões não têm comida suficiente.

Em relação à segurança alimentar, enquanto a média brasileira é de 41,3% da população com alimentos em quantidade e qualidade adequados, 8 dos 9 estados do Nordeste ficaram abaixo desta marca, sendo o Ceará (18,2%) o caso mais distante. Apenas o Rio Grande do Norte (51,2%) superou a média nacional.

No Sudeste, todos os estados ficaram acima da média, sendo o Espírito Santo (61%) o campeão da segurança alimentar.

Erramos: o texto foi alterado

Diferentemente do publicado em versão anterior deste texto, 8 dos 9 estados do Nordeste estão abaixo da média brasileira de segurança alimentar, e não 9 de 10 estados. 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.