Prêmio Nobel 2022 começa a ser anunciado na segunda-feira (3)

Vencedores das seis categorias serão anunciados diariamente em lives; premiação presencial está marcada para 10 de dezembro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A partir da próxima segunda-feira (3), serão anunciados os ganhadores do Prêmio Nobel 2022. O anúncio poderá ser acompanho pela internet, no canal oficial da premiação no YouTube.

São premiadas pessoas ou organizações que se destacaram ao contribuir em seis categorias: Física, Química, Medicina ou Fisiologia, Literatura, Paz e Economia.

Os laureados recebem uma quantia em dinheiro, proveniente pela Fundação Nobel, uma medalha e um diploma. O valor do prêmio nesta edição chega a 10 milhões de coroas suecas (cerca de US$ 900 mil dólares).

Medalha de ouro do Prêmio Nobel exibida em Oslo, na Noruega - Odd Andersen - 9.dez.21/AFP

A entrega de fato do prêmio está marcada para 10 de dezembro, em Estocolmo (Suécia).

A tradicional premiação do Nobel teve início com a morte do químico sueco Alfred Nobel (1833-1896).

Nobel foi inventor da dinamite e responsável pelo desenvolvimento de borracha e couro sintéticos. O cientista registrou 355 patentes em seus 63 anos de vida.

Em 1895, em seu último testamento, ele registrou que sua fortuna deveria ser destinada para a construção de uma láurea.

O primeiro prêmio só foi dado em 1901.

Em 1968, a Fundação Nobel também começou a entregar um prêmio de Economia, doado pelo Banco Central Sueco.

A seleção dos vencedores é feita por entidades científicas da Suécia, com exceção do Nobel da Paz, que é escolhido por um comitê formado por membros designados pelo Parlamento da Noruega.

Os nomeados, por sua vez, podem ser indicados por pessoas que se encaixam em algum dos vários critérios estabelecidos pela fundação, como ser professor universitário, fazer parte do Instituto de Direito Internacional, ser chefe de Estado atualmente, entre outros.

Independentemente da categoria, a fundação não revela quem são os indicados ao Prêmio Nobel, obedecendo a um sigilo de 50 anos.

A única informação disponibilizada pela fundação é que, nesta edição, há 343 candidatos ao Prêmio Nobel da Paz, dos quais 251 são indivíduos e 92 são organizações. Foram indicados 14 nomes a mais do que em 2021.

Entre as pessoas que já receberam o Nobel estão Martin Luther King (Paz, 1964), madre Teresa (Paz, 1979), Nelson Mandela (Paz, 1993), Bob Dylan (Literatura, 2016), Gabriel García Márquez (Literatura, 1982), Ernest Hemingway (Literatura, 1954), Toni Morrison (Literatura, 1993), Robert Koch (Medicina, 1905), Alexander Fleming (Medicina, 1945) e Albert Einstein (Física, 1921).

Até hoje, nenhum brasileiro ganhou o Nobel em nenhuma categoria.

Mais jovens e mais velhos

A pessoa mais jovem a receber um Nobel foi, até o momento, Malala Yousafzai, que era uma ativista pela educação e sobreviveu a uma tentativa de assassinato por parte dos talibãs paquistaneses quando tinha 15 anos. Ela recebeu o Nobel da Paz aos 17 anos, em 2014.

Já nas ciências, o mais jovem foi William Lawrence Bragg, que, em 1915, aos 25 anos, recebeu o Nobel de Física. O cientista foi premiado por seu estudo relacionado a como funciona a difração de raios X em cristais.

A pessoa mais velha a ser premiada com um Nobel foi John B. Goodenough, que recebeu, em 2019, a láurea de química, aos 97 anos. O pesquisador, junto a M. Stanley Whittingham e Akira Yoshino, foi laureado pelo desenvolvimento das baterias de íons de lítio, que revolucionaram a tecnologia.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.