Reitor do Centro Universitário Belas Artes declara apoio a Bolsonaro, e alunos protestam

Universitários recolhem assinaturas e articulam nota de repúdio e manifestação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Um post do reitor do Centro Universitário Belas Artes, Paulo Cardim, publicado no blog da faculdade, gerou reação e protestos de parte dos estudantes. No texto intitulado "Vencer ou vencer", ele defende a reeleição de Jair Bolsonaro (PL).

O reitor afirma que, se eleito, o presidente terá a oportunidade de renovar seus compromissos com "o Estado Democrático e de Direito, a liberdade de expressão, o desenvolvimento nacional sustentável, uma educação básica pública de qualidade, os valores da pátria e da família".

Alunos da faculdade Belas Artes convocam ato contra o reitor, que apoia Jair Bolsonaro (PL)
Alunos da faculdade Belas Artes convocam ato contra o reitor, que apoia Jair Bolsonaro (PL) - Arquivo pessoal

Segundo Cardim, o presidente terá mais espaço na mídia para detalhar as suas realizações nos quatros de seu governo e cita feitos durante seu mandato, como obras de infraestrutura, a exemplo da transposição do rio São Francisco, e a criação do Auxílio Brasil.

Para o reitor, os auxílios emergenciais foram uma forma de o presidente minimizar os efeitos do que ele considera o "irresponsável 'fique em casa, a economia a gente vê depois' durante a pandemia".

Cardim ainda se refere ao vírus causador da Covid-19 como "vírus chinês". O termo é criticado por especialistas, que apontam que, além de impreciso, promove estigmatização.

Entre outros pontos, o reitor defende que Bolsonaro auxiliou no redirecionamento das relações internacionais, "a fim de atender aos interesses do Brasil e não de Cuba, Venezuela, Bolívia e outros países da África e das Américas Central e do Sul".

Ele diz ainda que o presidente auxiliou na "eliminação das 'panelinhas' na área da cultura, ou seja, famosos que viviam nas tetas do erário federal".

Após o post, publicado na segunda-feira (3), os alunos do curso de artes visuais lançaram um formulário online a fim de fazer um levantamento dos alunos que repudiam o posicionamento do Cardim. Com isso, eles desejam se manifestar contra o fato de a instituição de ensino apoiar Bolsonaro, que, segundo eles, "não mediu esforços para minar a área da educação e da cultura".

Um ato foi convocado para sexta-feira (7), às 18h, em frente ao centro universitário, na Vila Mariana, zona sul. Os alunos afirmam que vão se posicionar contra o reitor que apoia o atual presidente. "Artista não vota em fascista", diz a convocação.


Post no qual internautas criticam, nos comentários, o texto publicado pelo reitor


Nas redes sociais da faculdade, comentários mostram o descontentamento em relação ao texto divulgado pelo reitor.

Uma pessoa escreveu que a faculdade deixou claro que "não está ao lado de seus alunos, ex-alunos e professores". Outra classificou de vergonhosa a manifestação do reitor.

Uma aluna, que pediu para não ser identificada por medo de represália dos alunos e familiares, lamenta o cenário criado pela instituição. Ela analisa que o posicionamento publicado no blog da faculdade marca um desmonte que acontece há algum tempo na instituição.

A aluna relembra ainda que o posicionamento do reitor não condiz com a fundação da faculdade, que teve início na Pinacoteca. Ela, que ajudou a organizar a manifestação contra o reitor, classifica como assustador ver que uma instituição como a Belas Artes veicular esse tipo de informação.

Este não foi o primeiro post em que Cardim elogia Bolsonaro. Depois do texto de segunda-feira, alunos descobriram outras publicações dele no site da faculdade em que elogia o presidente e diz que graças às decisões de Jair Bolsonaro o Brasil está superando a crise provocada "pelo vírus chinês".

Um professor da faculdade, que prefere não ser identificado, disse à reportagem que posts semelhantes já eram encaminhados por e-mail aos docentes nos últimos meses. Neles, o reitor incentiva o voto em Jair Bolsonaro, com frases como "nossos amigos do nordeste são vítimas dos governos passados" e "vacine seu país contra a corrupção".

A reportagem procurou a instituição e indagou se é comum o blog da universidade se manifestar politicamente e se a reitoria estava ciente do repúdio dos alunos ao post. A instituição, porém, se limitou a dizer que o Blog Direto da Reitoria, onde o texto do reitor foi publicado, tem mais de dez anos e, semanalmente, posta artigos referentes a educação, política e assuntos gerais que impactam a sociedade.

A nota diz ainda que a faculdade "é uma instituição que preza pela liberdade de opinião de todos —estudantes, acadêmicos, colaboradores, famílias—, sendo uma comunidade criativa e heterogênea, reconhecendo que cada ser humano tem um código genético único e valoroso, o que faz dela um exemplo de respeito ao próximo e convivência democrática desde 1925".

Em seu site, o centro universitário aponta que sua missão é "produzir e difundir conhecimento por meio das artes, da cultura e das ciências humanas, sociais e tecnológicas".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.