Coleta do Censo não será finalizada em 2022, diz IBGE

Conclusão da pesquisa só deve ocorrer em janeiro de 2023, indica instituto

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

Afetada por atrasos, a coleta das informações do Censo Demográfico não será finalizada em 2022, informou nesta terça-feira (6) o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A conclusão deve ficar para janeiro de 2023, segundo a nova previsão do instituto.

As entrevistas do levantamento começaram no dia 1º de agosto, e o órgão planejava o término da operação para outubro. O IBGE, porém, teve de ampliar o prazo até dezembro e, agora, prorrogou a estimativa para janeiro.

Ou seja, a coleta pode se estender por seis meses, o dobro do intervalo desenhado inicialmente. O ritmo mais lento ocorre em meio a dificuldades do instituto para contratar e manter os recenseadores em campo.

Esses trabalhadores temporários têm a missão de visitar os cerca de 75 milhões de domicílios espalhados pelo país.

Agente do IBGE visita comunidade de Paraisópolis, em São Paulo, para realizar o Censo - Rubens Cavallari - 18.ago.22/Folhapress

De 28 de novembro a 4 de dezembro, o IBGE contava com 60,6 mil recenseadores em ação, o equivalente a apenas 33,1% do total de vagas ofertadas no início da operação (cerca de 180 mil).

"Hoje a gente não precisaria de 180 mil recenseadores", disse o gerente técnico do Censo, Luciano Duarte, ao lembrar que a pesquisa está na reta final.

"Talvez uns 80 mil seriam necessários se a gente pensasse em terminar [a coleta] até o final do ano, mas a gente sabe que não vai conseguir", acrescentou.

Corrida contra o tempo para cálculo do FPM

O IBGE já recenseou 168 milhões de pessoas no país. Elas estavam em quase 59,2 milhões de domicílios. O total já contabilizado corresponde a 78,73% da população projetada (213 milhões), conforme o instituto.

O atraso acende alerta porque o IBGE tem de entregar dados populacionais para o TCU (Tribunal de Contas da União) ainda em dezembro. O repasse está previsto para o dia 26.

A medida é necessária para os cálculos do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), fonte de recursos para as prefeituras. A divisão é feita de acordo com o número de habitantes.

A projeção do IBGE é cobrir em torno de 90% da população com o Censo neste mês. Segundo o instituto, nos municípios em que a coleta não estiver totalmente concluída em dezembro, a contagem pode passar por um tratamento estatístico com o objetivo de calcular o restante da população e garantir a entrega para o TCU.

"Um município que tiver um gap [atraso] maior vai necessitar de uma correção diferenciada daquele que já avançou mais", afirmou Duarte.

A prioridade é a conclusão da pesquisa nas localidades com até 170 mil habitantes, nas quais poderia haver um impacto maior de eventuais divergências nos dados.

Tradicionalmente, o Censo é produzido de dez em dez anos. Nos anos sem o levantamento, o IBGE encaminha para o TCU as estimativas populacionais divulgadas pelo órgão. Elas servem como base para o FPM.

No balanço desta terça, o diretor de pesquisas do IBGE, Cimar Azeredo, chegou a dizer que o instituto ainda avalia como será feito o cálculo da população dos municípios onde a coleta não estiver finalizada em dezembro.

Desde o início da pesquisa de 2022, os recenseadores enfrentam recusas de parte da população em responder aos questionários. Os trabalhadores também reclamaram de atrasos nos pagamentos, e parte da categoria ameaçou fazer greve.

Fake news sobre a pesquisa e até ameaças contra os profissionais adicionaram obstáculos ao avanço da coleta.

Até o momento, em torno de 2,59% dos domicílios se recusaram a responder ao Censo. É um percentual que o IBGE tenta reduzir até o final da operação, após a aplicação de protocolos de insistência. A proporção era de 2,33% no balanço anterior, do final de outubro.

Em novembro, o presidente Jair Bolsonaro (PL) editou uma medida provisória que autorizou a contratação de funcionários para a pesquisa sem a necessidade de processo seletivo. A ação buscou acelerar a coleta.

Na cidade do Rio de Janeiro, o IBGE fechou um acordo com a Secretaria Municipal de Saúde. Por meio dele, o instituto está capacitando agentes comunitários de saúde para a função de recenseador.

O órgão também afirmou que está mobilizando equipes entre estados com o objetivo de finalizar a coleta. Nesse sentido, recenseadores do Maranhão foram deslocados para auxiliar nos trabalhos no Pará, por exemplo.

Piauí é o estado mais adiantado

O Piauí é estado mais adiantado no Censo. A proporção de pessoas recenseadas em relação à população estimada é de 96,24%. Sergipe (91,23%), Rio Grande do Norte (89,8%), Alagoas (88,82%) e Paraíba (88,30%) vêm na sequência.

Os menos adiantados são Mato Grosso (65,91%), Amapá (66,87%), Espírito Santo (70,67%), São Paulo (70,78%) e Acre (72,77%).

Até o momento, 51,6% da população recenseada no país é formada por mulheres. Os homens respondem por 48,4%.

O Censo é o levantamento mais detalhado das características demográficas e socioeconômicas da população brasileira. Os dados funcionam como base para políticas públicas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.